No princípio, Deus



"No princípio Deus" - que base sólida para tudo o que se segue é encontrada nessas palavras! "Desde o eterno ... Tu és Deus" (Salmo 90.2). Aquele que conhecemos como Pai - "O Pai das misericórdias e o Deus de todo o conforto" é aquele que é "da eternidade". "O Senhor (Jeová) ... um Pai ... o Senhor Todo-Poderoso" (o soberano e soberano), 2Coríntios 6.17, 18. "Então, vem o fim ... Deus ... tudo em todos" (1Coríntios 15.24,25). "Desde o eterno até o eterno, Tu és Deus".

É bom, ao passo de cada dia, que possamos ter uma maior apreensão da grandeza e majestade de nosso Deus, Aquele que nos colocou o Seu amor. Várias vezes no Velho Testamento, ele é referido como o "Todo-Poderoso" (Gênesis 17.1); no novo é conhecido como "Pai" (2Coríntios 6), é aquele de quem lemos em relação à cidade no mundo a vencer, "O Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro são o templo dele".

"No princípio, Deus criou". Estas primeiras "cinco palavras" da Bíblia revelam uma glória que é peculiar a Deus - Ele é o Criador. Ele sozinho "trouxe para a existência" (criou) tudo o que existe. A palavra usada em Gênesis 1 - Elohims uma palavra plural, indica que a Divindade estava envolvida no poderoso ato de criação (Jó 26.13, João 1.3 e 10, etc.), e temos certeza de que um verdadeiro louvor ainda será elevado a Deus como Criador, ele que criou tudo para seu próprio prazer (Apocalipse 4.11, Salmo 150). 

Na mentalidade ocidental, o "princípio" significa o começo, contudo podemos entender a palavra usada em hebraico para descrever princípio (bveraisheit) como algo mais do que o mero começo. Indica todo o processo eterno de planejamento e ação. Por isso, quando diz, no principio, está estabelecendo uma cronologia para o homem, e não para Deus. A mesma coisa ocorre em Joao 1. Quando João escreve que "No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus e o Verbo estava com Deus", sendo a referência do Verbo Jesus, que é a Luz do mundo (revelação de quem Deus é—e o que se pode ver de Deus e que nos capacita a ver), v.4, faz uma conclusão de Gênesis 1.3 e 4. Deus gerou a luz. Diferente da criação dos luzeiros, astros que iluminam a nossa noite e dia. 

Em Genesis 1.3, não diz que Deus criou a luz, mas que Deus disse "Haja Luz", a referência ali é à eterna geração do Filho pelo Pai através do poder de sua palavra (que é ele mesmo!). Usar o termo criação como compreendido hoje na linguagem ocidental, indicaria a primeira e relaxada (pra não dizer esculachada) exegese, que a Segunda pessoa da Trindade teria tido um começo. Um correto entendimento de “bahurrah”, e confirmado pelo texto em João, entende que o texto não trata da descrição de um início (aquilo que não era passou a ser), não de um princípio mas de “O” principial, o eterno (aquilo que sempre existiu foi agora revelado). O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai (credo de Atanásio). Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo, O Pai não é de ninguém - não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho. Esta não é uma afirmação minha, mas da Confissão de fé de Westminster (cap. 2 par.3). Vejamos o que a bíblia diz:

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo - Mateus 3.16,17

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; - Mateus 28.19

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. - João 1.14

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. - João 15.26

Assim, aconteça o que acontecer neste mundo, podemos descansar confiantes no conhecimento de que Deus pode "fazer tudo, e que nenhum pensamento pode ser retido de Ti" (Jó 42.2). Na nossa escuridão, temos a Escritura que é lâmpada e luz para o caminho (Sl 119.105). Essa mesma Escritura revela se a si mesmo na pessoa de Jesus, o Cristo ungido de Deus, o qual é a palavra e a Luz eternamente gerado pelo Pai, desde o Princípio da eternidade. 

Daniel, em seu tempo, conhecia a supremacia de Deus nos reinos dos homens: "O seu domínio é um domínio eterno que não passará, e seu reino o que não será destruído" (Daniel 7.14). Nabucodonosor, o monarca absoluto - "cabeça de ouro" - fala sobre "as maravilhas de que o Alto Deus forjou para mim. Quão ótimos são os seus sinais! E quão poderosas são as suas maravilhas! Seu reino é um reino eterno e seu domínio é de geração em geração "(Daniel 4.2, 3). 

Quão impressionante é o testemunho deste grande governante dos gentios, de quem está escrito: "Deus te deu um reino, poder, força e glória. E onde todos os filhos dos homens habitam, os animais do campo e as galinhas de O céu entregou na sua mão, e o fez governar sobre todos eles". Quão infinitamente grande é o nosso Deus!

Ao ler essas Escrituras, somos levados a exclamar com Davi: "Ótimo é o Senhor (Jeová) e muito a ser louvado" (1Crônicas 16.25). "Ele também deve ser temido acima de todos os deuses". Tais sentimentos sagrados engajaram também o coração de Salomão, seu filho, enquanto ele começou a construir a Casa de Deus - "A casa que eu construo é grande; para grande é nosso Deus acima de todos os deuses" (2Crônicas 2.5).

Este Deus poderoso, aquele que é "desde a eternidade até a eternidade", foi revelado em Cristo no amor perfeito, e seus movimentos em graça para conosco são caracterizados pelo que ele é em si mesmo. O que Moisés disse sobre o povo terrenal de Deus pode certamente ser conhecido e apreciado por nós em nossos dias - "O Deus eterno é o seu refúgio, e embaixo estão as armas eternas" (Deuteronômio 33.27). As palavras de Davi no Salmo 103 - "A misericórdia do Senhor é desde a eternidade até a eternidade sobre os que o temem" - também teria o seu conforto para nós mesmos. Nele há "força eterna"; suas promessas são estabelecidas por uma "aliança eterna"; ele conduz no "caminho eterno", e finalmente ele diz (mesmo para pessoas rebeldes): "Sim, eu te amei com um amor eterno" (Jeremias 31.3).

O mundo através do qual passamos está cada vez mais marcado pela impureza e pelo materialismo, as características horríveis referidas em Romanos 1 estão se mostrando em todas as mãos; Os homens estão ocupados em transformar "a verdade de Deus em uma mentira", e o princípio de adorar e servir "a criatura mais do que o Criador, que é abençoado para sempre" é visto no culto materialista que está ganhando tal progresso mesmo nesta terra altamente favorecida. Nessas circunstâncias, nós testemunhamos as palavras de Isaías: "Saberás que eu, o SENHOR, sou o teu Salvador e o teu Redentor, o poderoso de Jacó".

Assim, podemos seguir o nosso caminho de forma confiável, sabendo que aquele que "habita entre os querubins" é aquele que conduz o seu povo "como um rebanho" (Salmo 80.1). Sua palavra, sua misericórdia, sua justiça, sua luz, seu caminho e seu amor são eternos como sle, e "Este Deus é nosso Deus para todo o sempre" (Salmo 48.14).

"Quão bom é o Deus que adoramos,
Nosso fiel amigo imutável,
De quem é o amor tão grande quanto o poder dele,
E não conhece nem medida nem final.

Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas