A Igreja IV (parte 4 de 6)




"A igreja, que é o Seu corpo, a plenitude daquele que atende tudo em todos" (Efésios 1:22, 23).

"Ele é o chefe do corpo, a igreja".

"Pelo amor de Seu corpo, que é a igreja" (Colossenses 1: 18-24).

A igreja é definitivamente apresentada nas Escrituras citadas acima como o "corpo de Cristo". A verdade disso também é vista em outras partes da Palavra, como 1 Coríntios 12; Atos 9: 4, etc.

É em grande parte nos escritos de Paulo que esta verdade é ensinada, e a importância disso foi transmitida a ele em seu primeiro contato com o Senhor Jesus no caminho para Damasco. 

Talvez não seja demais dizer que a encontro que ele teve com Jesus ressuscitado caracterizou todo o seu serviço subsequente aos santos. O conhecimento de que as pessoas na terra a quem ele estava perseguindo eram de fato o corpo do cabeça vivo no céu, revolucionou toda a visão de Saul de Tarso. Ele viu algo que varria completamente de seus pensamentos o sistema religioso em que ele havia vivido e no qual ele pensava que ele estava servindo a Deus. Ele aprendeu que havia um organismo vivo aqui na terra - o corpo de Cristo. Este organismo vivo, que contrasta com todas as organizações, religiosas ou outras, foi criado quando o Espírito Santo de Deus desceu sobre os crentes reunidos no Pentecostes. Os discípulos haviam sido "respirados" pelo Senhor Jesus em João 20, e foram assim caracterizados pelos mesmos impulsos vivos e características que foram vistas no próprio Cristo, mas o corpo como tal aguardava a vinda do Espírito Santo por sua formação.

Como a formação do corpo era a ação direta do Espírito Santo de Deus, então cada membro desse corpo desde o Pentecostes até o presente dia tem sido objeto da mesma ação do Espírito Santo. "Por um único Espírito somos todos batizados em um só corpo". Naquela Escritura, o apóstolo prossegue para mostrar o quão bem além dos princípios do judaísmo é a verdade do corpo. Ele acrescenta "se somos judeus ou gentios, quer sejamos livres ou livres". Este é um dos grandes fatos do mistério de que Paulo fala em Efésios 3, onde no versículo 6 ele diz: "Para que os gentios sejam cumpridores e do mesmo corpo". Assim, vemos, por um lado, que nossa posição no corpo, que é a igreja, depende inteiramente da obra de Deus pelo Seu Espírito e, por outro lado, vemos que a verdade do corpo está relacionada aos melhores pensamentos eternos do próprio Deus.

Ao se concentrar no importante lugar que a obra do Espírito Santo tem em conexão com a formação do corpo, também devemos lembrar com corações adoradores que a obra do Senhor Jesus na cruz entra no assunto. Em Efésios 2:16, lemos "E para conciliar os dois (judeus e gentios) com Deus em um só corpo pela cruz".

A condição externa da igreja nos dá qualquer coisa, exceto uma imagem verdadeira do corpo. A palavra de Deus é enfática em dizer, há um corpo ", ou pode ler simplesmente" um corpo "(Efésios 4: 4), como se Deus impressionasse nos nossos corações o pensamento que está implícito nessas duas palavras. Nesse verso novamente vemos a unicidade do corpo ligada ao "um Espírito". Como existe um único Espírito Santo, assim como o resultado de Suas atividades, existe um único corpo.

Em Efésios 1, algo da dignidade do corpo é trazido antes de nós. É dito como "a plenitude daquele que enche tudo em tudo". Os versículos anteriores nos dão alguma indicação da glória de Cristo em relação ao propósito de Deus. Esta Pessoa gloriosa é "dirigir todas as coisas para a igreja que é o Seu corpo". Agora a igreja como o corpo é dito ser a "plenitude" desse homem glorioso, isto é, ela está capacitada para exibir os sentimentos, a mente, as afeições e os desejos de seu Glorioso Cabeça. Em Romanos 13:10, o amor é dito ser a "plenitude da lei"; Essa é a renderização correta da palavra. Na verdade, é a mesma palavra usada no versículo referido em Efésios, 1. Todo pensamento de Deus na lei encontra sua expressão e preenchimento em amor. Por nenhum outro princípio, a mente de Deus na lei poderia ser expressada. Assim, a igreja como o corpo é única no fato de que nenhuma outra empresa é adequada para expressar o que se encontra em no Cabeça. Que lugar de graça dignidade nos colocou, e com que delícia o abençoado Senhor toma conta de Sua igreja!

Não vemos de tais Escrituras como Efésios 3: 6, e Atos 26:18, que esses grandes e gloriosos pensamentos dos santos estavam na mente de Deus ao enviar o precioso evangelho?

O valor da igreja como o corpo para Cristo é mostrado nos presentes que Ele deu. De acordo com Efésios 4:12, esses dons (que não ampliamos aqui) são, entre outras coisas, para a "edificação do corpo de Cristo". O "corpo inteiro" em "todas as partes" (versículo 16) está em mente, nenhum deles é deixado de fora, sendo o objetivo o "aumento do corpo para se edificar em amor". Assim, o corpo deve ser preenchido pelo que é o mesmo


O valor da igreja como o corpo para Cristo é mostrado nos presentes que Ele deu. De acordo com Efésios 4:12, esses dons (que não ampliamos aqui) são, entre outras coisas, para a "edificação do corpo de Cristo". O "corpo inteiro" em "todas as partes" (versículo 16) está em mente, nenhum deles é deixado de fora, sendo o objetivo o "aumento do corpo para se edificar em amor". Assim, o corpo deve ser preenchido pelo que é o próprio re do próprio Deus. Ao apreciar e apreciar o lugar da dignidade em que somos trazidos como parte do corpo de Cristo, devemos nos lembrar que, nesta esfera, como em todos os outros, Cristo deve ter a preeminência.  

Isso é insistido em Colossenses 1:18! e com que prazer lhe damos esse lugar. Não é impressionante que a única outra referência nas Escrituras para esta palavra, "preeminência" está em 3 João 9? 

Diótrefes procurou o lugar para si mesmo, e procuraria expulsar seus irmãos "da igreja". Em Colossenses 2:19, vemos a necessidade de "segurar o Cabeça" (Novo Trans). A conduta e a auto-exaltação daqueles que não o fazem são retratadas no versículo anterior, mas o resultado de "segurar-se" é abençoado no alimento e na unidade que "aumenta com o aumento de Deus". 

Finalmente, como buscando cumprir a exortação de Colossenses 3, podemos conhecer e apreciar a paz de Cristo que preside nos nossos corações, e passar aqui como Ele fez com um espírito de gratidão a Deus. "E que a paz de Cristo preste em seus corações, a que também você tenha sido chamado em um só corpo, e seja grato. 


Deixe a palavra do Cristo habitá-lo ricamente ... cantando com graça em seus corações a Deus, (vv 15, 16). Cabeça da igreja, teu corpo, ó cristo, a grande Salvação! Doce aos santos É pensar em toda a tua exaltação! Todo o poder a ti cometido, todo poder na terra, no céu; um nome da maior fama acima de tudo dado pela glória.

DCG

Comentários

Postagens mais visitadas