A Igreja II (parte 2 de 6)




Em um artigo anterior, consideramos a igreja como aquela que é construída pelo próprio Cristo, e que é a sua própria possessão peculiar. "Eu edificarei a minha igreja" (Mateus 16:18). Das próprias palavras do Senhor nos versículos anteriores desse capítulo, vemos o quão necessário é libertar-se dos pensamentos dos homens e ter uma visão clara da grandeza da Pessoa de Cristo se quisermos chegar a uma verdadeira concepção do que a igreja realmente é. Conforme apresentado em Mateus 16, a igreja, como uma estrutura divina, é inexpugnável, "as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Podemos descansar na benção inalterável da palavra de Cristo; A igreja é dele, e será ao longo do tempo e da eternidade.
A igreja tem um valor imenso nas mentes das Pessoas divinas, uma breve consideração de qual a verdade deve servir para dar-lhe um lugar grande em nossas próprias afeições. Em Atos 20:28, lemos: "A assembléia de Deus, que Ele comprou com o sangue dele próprio" . A referência a "todo o rebanho", e a instrução "para alimentar (ou, pastorear) a igreja de Deus", sugeriria que o pessoal em vez da igreja como um navio esteja à vista. Outras Escrituras, a que referência pode ser feita posteriormente, se referem claramente à igreja como um navio. Quão abençoado é perceber que cada membro desta empresa de agosto foi "comprado" a esse custo; Que valor infinito é colocado sobre cada um por Deus mesmo! O profundo interesse de toda a Divindade é evidente nesse versículo da Escritura, e a transação referida é aquela que glorificou Deus de uma maneira maravilhosa. Entendemos que o verbo (a palavra "fazendo") "comprado" é aquele que causa a glória do que é feito para refletir sobre o fazedor, isto é, sobre o próprio Deus.
A glória de toda a transação é Sua, mas a consideração disso nos daria uma maior compreensão do valor de cada santo individual para Deus.
A igreja é infinitamente preciosa para Cristo. Enquanto as parábolas faladas pelo Senhor como registradas em Mateus 13, tem o "reino dos céus" em mente, o pensamento da igreja como precioso para Cristo está subjacente aos versículos 45 e 46. A Nova Tradução dá o versículo 46 como "uma pérola de grande valor". No mundo que nos rodeia, o preço dos tempos tem pouca referência ao valor intrínseco, mas as Escrituras revelam o vínculo íntimo entre o "ótimo preço" que os sofrimentos do Calvário envolveram e o "grande valor" da igreja para Cristo. A verdade disso é vista com bem-aventurança em Efésios 5: "Cristo também amou a assembléia, e se entregou por ela, para que ela possa santificá-la, purificando-a pela lavagem da água pela palavra, para que ele possa apresentar a assembléia a si mesma gloriosa, sem mancha ou arruga, nem qualquer outra coisa, mas para que ela seja santa e irrepreensível ". Quanto está envolvido nesses versos! Ele se entregou; Ele santifica; Ele a apresentará a si mesmo. O amor, o amor eterno, é visto em todos os movimentos; amor que se rendeu tudo; Amor que continuou seu incessante e inalterado serviço de devoção; O amor que ficará completamente satisfeito ao ter assegurado o seu objeto para seu próprio deleite, inteiramente adequado à presença de Deus e em absoluto acordo com os seus pensamentos eternos. "De acordo com Ele (Deus) nos escolheu Nele antes do fundamento do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele no amor". Esse é o pensamento de Deus desde a eternidade, e o resultado dos movimentos de Cristo no amor devotado é que a igreja está segura em completa correspondência com a mente de Deus, "glorioso ... santo e irrepreensível". Assim, o Senhor Jesus assegura um objeto para a alegria de Seu próprio coração eternamente, e também o que satisfaz plenamente os pensamentos e desejos do Deus abençoado. Quão preciosa é a igreja para Cristo!
Com o prazer que o Espírito Santo apresentou esses versículos em Efésios 5. As Escrituras registraram a apresentação de Eva a Adão no início da história do homem; um momento maravilhoso para Adao, e mesmo para Eva também. Ah! A história subseqüente é bem conhecida por todos nós. A segurança da igreja para o coração de Cristo é algo que permanecerá ao longo do tempo e da eternidade. Eva, como resultado da obra divina, era peculiarmente adequada a Adão em todos os sentidos, e durante toda a eternidade a igreja, em santa proximidade com Cristo, será a alegria e a satisfação de Seu próprio coração, e em Cristo e Sua igreja será exibida no próximo dia, a consumação do eterno propósito de Deus.
Como consideramos, assim, o valor da igreja para as Pessoas divinas, que o Espírito Santo de Deus impressione em nossos corações a maravilha e a perfeição dos pensamentos eternos de Deus e nos faça abundar em ações de graças que, como resultado do amor precioso e sacrificado de Cristo, temos uma parte eterna naquilo que o amor divino assegurou para sua própria alegria e glória.
DCG

Comentários

Postagens mais visitadas