A Igreja VI (parte 6 de 6)







"E eu, João, vi a cidade santa, nova Jerusalém, descendo de Deus do céu, preparada como uma noiva adornada para o marido". (Apocalipse 21: 2)

"Um dos sete anjos ... falou comigo, dizendo: Venha aqui, eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". (Apocalipse 21: 9)

Já pensamos na igreja como o corpo de Cristo. Como tal, e como unido a sua Cabeça no céu, ela é capacitada para ser a expressão no dia atual das graças e características de Cristo. Esta é a função normal e testemunho da igreja como um corpo.

No pensamento da noiva e da esposa, temos o que é para a alegria e satisfação das afeições do próprio Cristo. As palavras de João Batista no evangelho de João, capítulo 3, indicariam algo da alegria peculiar que preenche o coração de Cristo enquanto Ele olha assim sobre Sua igreja: "Aquele que tem a noiva é o Noivo" (versículo 29). Ela é sua própria posse.

Enquanto a "noiva" e a "esposa" são mencionadas no mesmo versículo (Apocalipse 21: 9), uma cuidadosa consideração das Escrituras sob a orientação do Espírito Santo nos ajudaria a distinguir entre os dois pensamentos. Como "esposa", ela está relacionada com ele como "o Cordeiro". Isto é visto no título dado a ela de "a esposa do Cordeiro", e também novamente em Apocalipse 19: 7-9, "O casamento do Cordeiro veio e Sua esposa se preparou". O momento de exibição não é visto até o capítulo 21, e ela, como Sua esposa, será vista como "pronta" para esse dia. Mas no capítulo 19 ela é preparada para si mesmo. Ele, que como o Cordeiro pisou um caminho de humildade e sofrimento até a morte, vontade, em Sua exaltação, terá pelo Seu lado na administração do reino, aquele que é de todos os modos moralmente preparado para compartilhar Seu trono. A "esposa do Cordeiro" sugeriria que ela própria conhecia o caminho do sofrimento em simpatia com o Objeto de suas afeições. É um princípio da Escritura que o sofrimento precede a glória.

A igreja como "esposa" é, portanto, mencionada na porção de Apocalipse 21, que se refere ao reinado de Cristo no mundo a vir. Toda essa seção, do versículo 9 até o final do capítulo, é digna da atenção mais cuidadosa. Ao lê-lo, não se pode deixar de impressionar com a beleza e a dignidade da embarcação garantida para a glória de Deus através dos movimentos do amor divino. Ela é referida como a "cidade santa, Jerusalém, que desce do céu de Deus, tendo a glória de Deus". As palavras "essa grande cidade" não deveriam estar lá; a palavra "grande" é devidamente aplicável ao sistema de iniqüidade chamado "grande prostituta", mas seria completamente inconsistente com a "esposa do Cordeiro", para a palavra usada para "Cordeiro" ao longo do livro do A revelação indica um "pequeno cordeiro".

João viu a glória da igreja nesta apresentação como "no Espírito" e "em uma grande e alta montanha". Tais pensamentos estão além da mente da carne e possuem uma glória e uma elevação desconhecida para o mundo.

Na história de Joseph, temos uma alusão maravilhosa ao pensamento de "a esposa". Joseph havia atravessado o caminho do sofrimento; odiado e rejeitado por seus irmãos, falsamente acusados e presos. Como exaltado, Faraó decretou que toda a cena deveria ser regulada por ele e colocada sob seu controle absoluto. Naquela posição exaltada, uma esposa, Asanath, é dada a ele, e podemos ter certeza de que o monarca teve o cuidado de escolher um que seria de todas as maneiras adequado para compartilhar o lugar da supremacia que foi dado a José. Assim, a igreja, como o dom do Pai para o Filho, é, em todos os sentidos, adequada para ser a "ajuda" do Cordeiro exaltado e compartilhar com Ele, como Cabeça para a Igreja, na administração do dia da exibição .

Há um pensamento desafiador no versículo 11. O "brilho" que marcará os santos como a esposa do Cordeiro no dia em que falamos é o "brilho" que deve nos marcar agora. Paulo, escrevendo aos filipenses, diz em Phil 2: "Para que você possa ... brilhe como luzes no mundo" (versículo 15). Estes são os únicos lugares em que esta palavra para brilhar é usada. Que privilégio é de fato nosso "no meio de uma condição torpe e perversa" de coisas para mostrar as características que iluminarão o "dia de Cristo", quando todo o universo será iluminado com a pureza da luz que brilha no Igreja como a esposa do Cordeiro. É o brilho de "uma pedra mais preciosa", as palavras usadas em referência a Cristo em 1 Pedro 2: 4.

Sabe-se que os versículos anteriores de Apocalipse 21, referem-se ao estado eterno. Pedro refere-se a isso como "o dia de Deus", e Paulo fala disso, caracterizado por Deus ser "tudo em todos". Não é difícil para nós aceitar esses versículos como se referindo ao estado eterno. O fato de que o próprio Deus se refere sozinho é consistente com a expressão "Deus todo em tudo" e "o dia de Deus". Então a menção de "novo" quatro vezes é significativa. Além disso, lemos "não havia mais mar". É obvio que o mar existia ao julgamento do grande trono branco - pois lemos, "o mar desistiu dos mortos que estavam nele" (Apocalipse 20:13). Em conexão com o mundo a vir, lemos sobre "um rio da vida"; Considerando que, no estado eterno, alcançamos a "fonte da água da vida". Ou seja, somos levados à própria fonte no próprio Deus. É em relação a esta cena, cheia da glória e presença do próprio Deus, que os detalhes da "noiva" são dados a nós. Não há menção agora da esposa, nem do Cordeiro. É uma "noiva adornada para o marido dela". Ela vem "descendo do céu de Deus". Como vem de Deus, ela deve, necessariamente, ser adequada à glória de Deus, e ninguém além de um vaso adequado e expressivo da glória de Deus pode ser moralmente preparado para ser a "noiva enfeitada" para esse Marido.





Assim, o fim glorioso de Deus é alcançado. A igreja "toda gloriosa" e completamente adequada à sua gloriosa Cabeça, é vista como abraçada em Seu amor eterno numa cena da qual todo elemento contrário à santa natureza de Deus foi banido para sempre. João viu essas coisas abençoadas; Nós também devemos ocupar-nos deles, pois eles são a própria essência das "profundezas de Deus" que são procuradas pelo Espírito que as revela (1 Coríntios 2:10). Finalmente, lembremos que enquanto o inimigo de Deus conseguiu produzir um ótimo sistema de contrafacção cheio da glória do homem, não somos chamados a vê-lo exceto quando a julgamos julgados por Deus. João foi convidado a olhar diretamente sobre "a noiva, a esposa do Cordeiro", mas ele foi convidado a não ver a "prostituta", mas a "sentença da grande prostituta" (Apocalipse 17: 1).

Que a glória daquilo que Deus assegurou para a alegria de Seu próprio coração e para a glória de Cristo preencha nossos corações com a exclusão de todo o qual este homem e seu mundo estão ocupados.



Comentários

Postagens mais visitadas