Cristo é a nossa páscoa


A vinda de Jesus Cristo, culminando em Sua morte, sepultamento e ressurreição, é o evento central que alterou a avaliação da história humana. O tempo de medição é agora "A.C." - "Antes de Cristo" e "A.D" - "Ano Dommini".

À sombra da Páscoa judaica, a Páscoa Cristã, também mudou o calendário para um grupo de pessoas. A Páscoa era a celebração da libertação de Israel do cativeiro egípcio. O Êxodo do Egito foi tão instrumental para Israel que eles mudaram seu sistema de tempo por causa disso. O ano novo judaico começa no mês em que a libertação de Israel ocorreu.

A alteração da cronologia humana não é o principal significado da Páscoa, no entanto. Leia o relato da Páscoa abaixo no primeiro parágrafo, , depois a explicação no segundo parágrafo e, finalmente, os paralelos em Jesus Cristo para ver a verdadeira libertação do cativeiro.

Pessach instituído

1E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 3Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. 4Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. 5O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. 6E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. 10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 11Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. Êxodo 12:1-13

Resumo da Páscoa

No calendário judaico, o mês de “Nissan” é o primeiro mês. Deus ordenou a cada homem da família que selecionasse um cordeiro imaculado no 10o. dia de Nissan e o examinasse por defeito até o dia 14, Nissan. No Nissan 14, o cordeiro deveria ser abatido no crepúsculo. Crepúsculo, no entanto, não significa a mesma coisa. para nós como aconteceu com os hebreus. A frase hebraica exata é “entre as tardes”. Esta frase refere-se ao ponto entre a descida inicial do sol no oeste (meio-dia-3p, “primeira noite”) e seu ajuste final (3-6p “segunda noite”). Portanto, "entre as noites" é uma referência a 3: 00p. Na porta, o pai colocava a mão no cordeiro, identificando-se simbolicamente. O pai cortava a garganta do cordeiro e aplicava o sangue nas ombreiras das portas. A mãe assaria o cordeiro para uma refeição especial. O dia mudava para Nissan 15 ao pôr do sol (aproximadamente às 6: 00) e a refeição de Páscoa era para ser comida então.

Na noite do dia 15, os israelitas no Egito comiam o cordeiro com ervas amargas e pão sem fermento de acordo com o mandamento (Êxodo 12: 8). Um deles era para comer com o cajado na mão e suas sandálias em seus pés. Isso simboliza a “natureza apressada” da festa.

Naquela mesma noite, o anjo da morte passou por cada casa e matou os primogênitos de todas as famílias que não tinham o sangue do cordeiro pascal nas ombreiras das portas. Os israelitas foram salvos pelo sangue do cordeiro e comendo o cordeiro naquela noite.

Paralelos com Jesus Cristo

No início da semana da Páscoa, o 10 de Nissan, Jesus provavelmente olhou para o baixo Monte das Oliveiras e assistiu o cordeiro pascal comunal passar na procissão anual de sacerdotes, músicos, dançarinos e peregrinos cantando o Salmo 118 (ler). Jesus desce do Monte. das Oliveiras, monta um burro (símbolo de um Rei da Paz, não a guerra), e o cordeiro escolhido de Deus entra em Jerusalém seguindo o mesmo caminho que o cordeiro da Páscoa (Domingo de Ramos).

Durante quatro dias, para todos examinarem, Jesus sentou-se e ensinou no pátio do Templo. Os saduceus (Mateus 22: 23-33; Marcos 12: 18-27; Lucas 20: 27-38), os fariseus (Mateus 22: 15-22; Marcos 12: 13-17; Lucas, 20 : 19-26) e outros perguntaram a Jesus as suas questões mais difíceis. Eles tentaram encontrar falhas nele, mas não conseguiram. Pilatos não encontrou nenhuma base para acusar Jesus de qualquer erro (João 18:38, 19: 4; 1 Pedro 1:19). Jesus era o cordeiro sem mácula de Deus.

Na manhã de Nissan 14 na terceira hora (9: 00), o cordeiro no templo foi amarrado ao altar (Salmos 118: 27). Ao mesmo tempo, fora dos muros de Jerusalém, Jesus estava amarrado e pregado na árvore (Marcos 15:25). Por seis horas, tanto o cordeiro quanto Jesus esperavam a morte. Na nona hora (3:00 p), o sumo sacerdote do templo subiu ao altar no Templo, pegou sua faca e cortou a garganta do cordeiro pascal, pronunciando as palavras “Está acabado”. O cordeiro da Páscoa é classificado como um oferta de paz (Leviticos 7: 11-21) e esta frase foi pronunciada no final de toda oferta de paz na tradição do templo. Simultaneamente, Jesus pronunciou as mesmas palavras que deu a sua vida.

Jesus manteve a hora marcada da festa da Páscoa até a hora exata. Assim como o cordeiro da Páscoa libertou Israel da praga da morte, Jesus, o Messias, providenciou a libertação da morte pelo Seu sangue. Aqueles que aplicaram o sangue de Cristo em seus corações e comeram do cordeiro pascal pela fé são libertos da praga destrutiva da morte eterna. Louve o Senhor! Quando você experimenta a Páscoa pessoalmente, todo o seu sistema de avaliação também muda. Encorajo-vos a ler o Salmo 118 à luz dos eventos do sacrifício da Páscoa de Jesus. Feliz Páscoa! Venha celebrar a ressurreição do Cordeiro de Deus junto com a Sua igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas