E eles viveram felizes para sempre...


Então esse é o fim de quase todos os contos de fadas, quando nos lembramos deles. A maioria das pessoas retrata o novo nascimento em Cristo como o fim de algumas histórias horríveis de tristeza e pesar, cheias de momentos de embriaguez e traição, um pouco de violência e atividades sexuais ilícitas. E assim vai uma narrativa testemunhal de uma perspectiva ainda pecadora. E quando encontramos Cristo, tudo muda e nós, como nos contos de fada, vivemos felizes para sempre. Só que não... 

Bem, essa história não é bem assim. Você vê, não começa com a nossa história. Começa com a história de Deus. E seu relato revelado através das Escrituras. Começa com a criação, nossa queda, redenção e nosso caminhar em direção à sua glória.

Nossas histórias não chegam ao fim quando somos levados a conhecer a Cristo, essa parte é apenas o começo. É uma trama contínua, iniciada pela morte e ressurreição de Jesus. Estamos agora na parte de redenção do grande drama de Deus. Um terceiro ato, no qual muita tristeza, dor e pecado ainda são experimentados em nossa vida. Ao andarmos no Senhor, buscamos o consolo de seu Espírito para amenizar nosso pavor, tristeza e dor. À medida que nos arrependemos de nossos pecados, mentiras e enganos, somos felizes, com a visão de seu retorno em Poder e Glória.

De todas as experiências dolorosas que tive de enfrentar ao longo de quase duas décadas no ministério - a morte de uma mãe ou de um irmão, casais suportando o coração partido de aborto espontâneo, conflitos, abuso, divórcio, escândalo, etc. - ter de andar com pais e mães piedosos através das sombras escuras de ter um filho rebelde está entre os mais difíceis. Há muitas experiências difíceis e dolorosas que os ministros enfrentam, mas a rebelião espiritual de um filho de um crente pesa muito sobre o coração de qualquer verdadeiro ministro do Evangelho. Talvez isso pesasse no meu coração, porque eu era uma criança rebelde criada na casa de um pastor cristão. Embora eu fosse nutrido em um lar cristão extremamente espiritual e teologicamente forte, eu fugi dele - e para as trevas espirituais e o pecado deste mundo - tão longe e tão rápido quanto pude.

Desde cedo, caçula de pastor e na minha vida de jovem adulto como pastor, as pessoas frequentemente me abordavam para perguntar se eu procuraria seu filho ou sua filha – os quais viviam estilos de vida pródigos semelhantes àquilo que eu vivi. O último ano do seminário me expôs à natureza prevalente de tal rebelião entre as crianças que cresceram em lares cristãos. Comecei a perceber algumas coisas enquanto trabalhava para levar o Evangelho a jovens adultos que estavam presos em muitos caminhos diferentes do Senhor. Primeiro, percebi quão verdadeiras eram minhas crenças calvinistas (ou seja, a não ser que o Senhor - em sua soberana misericórdia e graça – traga redenção, tudo é sem esperança); e, segundo, percebi que a maioria dos pais não sabia como conquistar seu filho rebelde. O único exemplo que tive foi o que foi gravado em minha mente pelas ações de meu pai e minha mãe. Hoje, sempre que estou aconselhando os pais de uma criança rebelde, há cinco coisas que sempre lembro a eles:

1. Orar as promessas de Deus por seus filhos. Incessantemente peça ao Senhor que cumpra suas promessas de aliança em nome de seus filhos. Deus deu grandes promessas aos crentes. Enquanto a salvação de seus filhos é, em última instância, dependente da soberana graça e misericórdia de Deus, o arbítrio dos pais piedosos frequentemente desempenha um papel importante. Muitas vezes, o Senhor respondeu às orações dos pais de crianças rebeldes para levá-las à salvação. Isso faz parte do mistério da soberania de Deus e da responsabilidade do homem. Tal foi o caso com Agostinho de Hipona, que atribuiu sua conversão ao Senhor respondendo às orações de sua mãe, Mônica. Esse relato tem sido uma fonte constante de encorajamento para pais cristãos. A mãe de um dos maiores teólogos em toda a história da igreja incessantemente orou as promessas de Deus do céu para seu filho. Assim também devem fazer os cristãos pais de filhos rebeldes.

2. Ore para que Deus rodeie seus filhos com fortes amigos cristãos. Através de todos os meus anos de rebelião, eu sabia que meus pais estavam orando para que o Senhor trouxesse homens e mulheres piedosos para a minha vida - e isso é exatamente o que ele fez. Eu frequentemente me vejo trabalhando com cristãos que me procuram com as Escrituras e o Evangelho. Eu veria Deus respondendo a essa oração apresentando a novos crentes que haviam sido salvos de estilos de vida semelhantes de rebelião. Eu nunca esquecerei como, em certa ocasião, o pastor Angelo veio para o colégio para orar comigo antes de a aula começar na frente de meus amigos incrédulos. Essa experiência será para sempre gravada em minha mente como uma resposta direta às orações de meus pais. Alguns anos mais tarde, depois que me mudei para outra escola, outro estado, conheci um amigo, Stephen - que foi dependente de ketamina (um tranquilizante felino e usado como droga de clubes rave). Stephen havia se convertido em uma semana de renovação bíblica (campanha evangelística típica do sul dos EEUU) , sob a pregação do pastor Sammy Gilbreath. Quando encontrei Stephen, vi algo em seus olhos - alegria e satisfação em Cristo pelo qual ansiava. Eu estava me desviando, e Stephen tentou me fazer ir à igreja com ele num domingo à noite. Eu fui e saí imediatamente antes da chamada para a adoração. Ainda assim, lembro-me de pensar comigo mesmo ao ver tanto amor e tanta paixão por Cristo: “Eu gostaria de ter o que ele tem!” Um mês depois – tocado pelo Espírito de Deus e chamado ao arrependimento - liguei para meu pai, perguntei-lhe se poderia voltar para casa. Stephen foi uma resposta direta às orações e esforços de meus pais e avó (eu vivi com ela) para me cercar de cristãos fortes e de mente espiritual.

3. Ore para que Deus faça o que for preciso para trazer seus filhos para si. Embora ninguém goste do pensamento de pedir a Deus para "fazer o que for preciso", esta é uma oração que todos nós devemos estar dispostos a orar por nossos filhos. O Senhor muitas vezes leva as pessoas ao fundo do poço para verem sua necessidade do Salvador. Este é certamente o testemunho dos Evangelhos. É notável que a maioria daqueles que confiam no Salvador sejam aqueles com aflições ou que tenham sido escravizados na vida pródiga. De fato, este é o próprio ensinamento da parábola do filho pródigo. Quando finalmente atingiu o fundo do poço (comendo as bolotas que os porcos comiam), ele se lembrou do amor do Pai e do conforto da casa do Pai. O filho pródigo, Jesus nos diz, "veio a si mesmo" (que é a abreviação de "arrependido") e voltou ao seu pai. Em muitos casos, o Senhor traz os filhos da aliança de volta a si mesmo, despojando-os dos confortos que uma vez experimentaram. 
Este é também o ensinamento da excomunhão nas Escrituras. O apóstolo Paulo diz que quando alguém é excomungado pelo pecado impenitente, ele está sendo “entregue a Satanás para a destruição da carne, para que seu espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” (1Co 5.5). Pais piedosos devem orar para que o Senhor faça o que for necessário para salvar seus filhos. É melhor ter filhos redimidos que tenham sofrido dificuldades do que ter filhos saudáveis e prósperos que perecem eternamente.

4. Prossiga com seus filhos com a Palavra de Deus. Esta é sem dúvida a coisa mais importante que meus pais fizeram durante quase uma década da minha rebelião. Meu pai foi extremamente fiel ao ler as Escrituras para todos os três filhos. Quando eu estava entrando em uma escuridão espiritual cada vez mais profunda, meu pai estava cada vez mais firme na leitura das Escrituras comigo.

Quando eu era menino, meu pai havia nos ensinado o significado de Romanos 9. Lembro-me de perguntar a mim mesmo: “E se eu for um vaso de ira preparado para destruição?” O Senhor usou a forte ênfase que meu pai deu ao significado de até partes difíceis das Escrituras para me trazer para si mesmo. A verdade de Romanos 9, curiosamente, me encorajou a clamar ao Senhor pela redenção.

Eu me lembro claramente de como, em certa ocasião, fiquei fora a noite toda e queria dormir até tarde. Meu pai me acordou e me chamou para sua sala de estudos no apartamento de Brasília. Ele começou a ler a Bíblia. O primeiro versículo que ele leu naquela manhã foi João 8.12, onde Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Eu sentei lá sabendo que Jesus, a Palavra Viva, estava falando diretamente comigo através da palavra escrita. Embora eu tivesse que ser continuamente convertido muitas outras vezes depois dessa experiência, ainda formativa,  e o Senhor usou isso para me trazer a si mesmo no final.

Além de ler as Escrituras juntos, escreva versículos específicos em uma carta ou em um cartão e entregue aos seus filhos quando eles estiverem em casa. Há algo especial em entregar uma carta manuscrita - ou cartão - com as Escrituras para seu filho ou filha. Mostra cuidado espiritual pessoal e específico para eles. Deus prometeu usar a sua palavra para trazer homens e mulheres para si mesmo. O Senhor declarou através do profeta Jeremias: “Não é a minha palavra como um fogo?… E como um martelo que quebra a rocha em pedaços” (Jeremias 23.29)? Somente a palavra de Deus pode separar um coração endurecido pelo pecado e pela rebelião. Então, pais cristãos, continuem a definir a palavra de Deus diante de seu filho rebelde.

5. Seja firme, mas amorosos, ao se dirigir aos seus filhos. Esta é a última coisa com a qual tento encorajar pais cristãos com filhos rebeldes. Muitos pais acham que podem amar seus filhos sendo moles com eles. Balela! Certamente, a bondade de Deus nos leva ao arrependimento - e ele frequentemente usa a bondade dos pais cristãos para refletir sua bondade (mesmo para os filhos rebeldes). Contudo, quando lemos as Escrituras, encontramos o Salvador e os Apóstolos sendo sérios e firmes em seu ensino contra o pecado e a rebelião. Há uma seriedade com a qual devemos nos dirigir a nossos filhos quando eles estão se rebelando. 

Quando eu estava no seminário, no terceiro ano, no auge da minha rebelião, voltei para casa para uma visita. Eu sempre lembrarei do meu pai olhando para mim e dizendo: “Dani, você escolheu neste dia, bênçãos ou maldições. Se você continuar vivendo do jeito que está e continuar a rejeitar a Cristo, estará escolhendo maldições da aliança.” Meu irmão ligou dos Estados Unidos e disse: “"Bro", em sua teologia liberal não há espaço para um relacionamento com Deus. E, portanto, não há lugar para um relacionamento comigo.” Estes eram avisos muito poderosos que eu precisava ouvir. Foi uma coisa amorosa meu pai e irmão me confrontarem dessa maneira. Eles sabiam que dizer coisas difíceis poderia me afastar ainda mais deles e de minha mãe, mas no final, sabiam que o Senhor usa essas coisas para trazer os indivíduos de volta a Cristo. De fato, isso é precisamente o que o Senhor disse a Israel: “Eu chamo o céu e a terra como testemunhas hoje contra você, que coloquei diante de você vida e morte, bênção e maldição; portanto escolha a vida, para que você e seus descendentes possam viver ”(Deuteronômio 30.19). O Senhor usou a franqueza e a sobriedade de meu pai ao trazer advertências e promessas diante de mim.
Dito isto, é possível para os pais balançarem o pêndulo de um extremo de habilitação e fraqueza para o outro extremo de mão pesada. Deve haver um equilíbrio entre a severidade e a ternura. O apóstolo Paulo adverte contra os pais que provocam seus filhos à ira por serem muito pesados (ver Efésios 6.4). Devemos sempre ter corações cheios de ternura carinhosa pelos nossos filhos. Devemos chorar muito quando eles se rebelam. Devemos mostrar-lhes afeição em meio à rebelião, mas devemos ser diretos e firmes ao levar as advertências e as promessas da Escritura sobre eles.
Sempre que ouço que um dos filhos dos crentes em nossa congregação está se desviando - ou está se afastando de Cristo há algum tempo - meu coração se enche de tristeza. Penso nas muitas horas que os pais piedosos gastaram ensinando-lhes as Escrituras, orando com e por eles e tendo-as entre a congregação dos santos que estão adorando ao Senhor semana após semana. Penso na dor que eles estão sentindo, pois sabem que não podem mudar o coração de seus filhos. Eu penso na minha própria incapacidade de mudar seus corações. Penso nas dificuldades que eles podem enfrentar se não se arrependerem. Penso nos anos da minha própria rebelião - a poderosa escravidão ao pecado. Quando eu olho para meus dois filhos, 18 e 13, sempre digo a Deus que eles estão seguindo um caminho reto no conhecimento de Jesus. Louvo a Deus pela minha adorável esposa e sinto agora o momento mais feliz da minha vida. Pois meus olhos refletem a Glória de Deus. Por enquanto, de longe, em pedaços e pedaços. Então, posso esperar o que virá quando finalmente entrarmos na presença do Príncipe da Paz. Então penso em como Deus, em sua mais surpreendente, espantosa e soberana misericórdia e graça, salvou um infeliz como eu. Penso nos muitos outros que ele redimiu no final da vida e sou encorajado a orar com mais fervor por eles. Penso no fato de que o Evangelho é para os rebeldes - que Deus ama o pródigo e recebe e acolhe-os em casa com grande alegria e regozijo. Penso na minha própria necessidade do evangelho hoje e da minha necessidade da Palavra de Deus.

Quando ouço sobre o desvario espiritual dos filhos dos crentes, lembro-me de que todos nós precisamos da mesma coisa - a graça de Deus no Evangelho. Eu me lembro do poder da mensagem de Cristo crucificado. Lembro-me de que parte da minha tarefa, como ministro desse Evangelho, é lembrar os pais cristãos dessas coisas. Com tristeza, lembro-me de ver meu pai e minha mãe envelhecerem significativamente por causa do fardo que coloquei neles, por terem de lidar com quase uma década da minha corrida no mundo. Mas também me lembro de como o Senhor finalmente me levou ao arrependimento e me permitiu ver minha necessidade do sangue perdoador e purificador de Jesus. Lembro-me de ter chamado meu pai e dito a ele: “Agora sei o que Paulo quis dizer quando escreveu: 'Para mim, viver é Cristo e morrer é lucro'.” Lembro-me da alegria que ele sentiu quando observamos o Senhor restaurar o anos que o gafanhoto do pecado e da rebelião tinha comido (Joel 2.25).

E agora nós vivemos dia após dia, felizes para sempre ...

Comentários

Postagens mais visitadas