O PSEUDO-CRISTÃO

Pessoas de todas as esferas da vida gostam de se enfeitar com produtos falsificados, seja uma réplica de bolsa Gucci ou óculos de sol Armani ou relógios Cartier ou Omega ou roupas falsas de grife ou iPhone ou iPad falso. Eles só querem se sentir bem ou apenas querem ser vistos como quem tem um estilo de vida mais rico. É desnecessário dizer que tais produtos não podem realmente mudar o status de uma pessoa, mas um novo estudo sugere que eles podem mudar o comportamento das pessoas e, para pior.

Estudos recentes mostraram que os produtos falsificados realmente fazem as pessoas se comportarem de maneira mais desonesta. Eles trapaceiam mais nos testes e julgam os outros como antiéticos com maior facilidade. Pior ainda, eles estão completamente inconscientes desse impacto. Este efeito é altamente irônico. As pessoas muitas vezes compram produtos falsificados para parecerem melhores para outras pessoas. Mas o estudo de Francesca Gino mostra que esses produtos podem afetar nossas escolhas morais precisamente porque nos fazem parecer pior para nós mesmos. Como a autora escreve, "Sentir-se como uma fraude torna as pessoas mais propensas a cometer fraudes" (Discover Magazine).

O mundo está cheio de pessoas que compram produtos falsos para parecerem bons para outras pessoas. A igreja local também está cheia de pseudocristãos falando jargões religiosos para parecerem piedosos com outros crentes. Precisamos do Espírito de Deus para nos ajudar a discernir quem é um cristão genuíno e quem não é. Existe um padrão pelo qual podemos discernir a diferença? Aqui está uma definição simples de trabalho: Um pseudocrístão é aquele que afirma ser cristão, mas na verdade, distorce e nega toda doutrina fundamental e distintiva da fé cristã. Ele frequentemente fala, debate, escreve e compartilha sobre suas crenças, e ele até vive como um cristão, mas após um exame mais detalhado de suas atitudes e atividades, fica claro que ele não acredita no que é ensinado na Bíblia.

A Bíblia diz que nunca é fácil identificar um pseudocrístão. Como Satanás que se disfarça para se parecer com um anjo de luz, um pseudocrístão se disfarça para se parecer com um verdadeiro cristão ou um servo da justiça (2 Coríntios 11. 13-15). Ele fala o idioma cristão. Ele usa vocabulário cristão. Ele fala a linguagem cristã. É por isso que é tão difícil discernir sua verdadeira identidade. Portanto, o que é necessário é o discernimento que vem de cima para expor suas falsidades.

Jesus disse: " Por seus frutos os conhecereis" (Mateus 7.16, 20), mas, ao mesmo tempo, Ele predisse que naquele dia muitas pessoas dirão a Ele: " Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."  (Mateus 7.22, 23). Ele estava se contradizendo? De jeito nenhum!

Embora estes "muitos" pregassem em Seu nome, em Seu nome expulsaram demônios e em Seu nome fizeram muitos milagres, somente Jesus sabe, pois Ele é onisciente, quer estes "muitos" estejam fazendo a vontade de Deus ou não. No versículo anterior, Ele disse que nem todos que se dirigem a Ele como Senhor entrarão no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Seu Pai celestial (Mateus 7.21). Jesus sabe quem fará a vontade do Pai. Ele é o juiz final. Portanto, podemos ter certeza de que quando Ele julgar, Ele está sempre certo (Salmos 51. 4). Nada pode escapar dos Seus olhos (Hebreus 4.13).

Há muitas histórias de ministérios de pseudo-curas que foram posteriormente expostas como fraudes. Muitos desses pseudo-curandeiros afirmaram curar, falar em línguas, profetizar e realizar milagres. Embora a mídia secular seja hostil ao cristianismo em geral, o que ela observa e conclui é completamente válido que nada de sobrenatural ou milagroso realmente aconteceu àqueles que vieram para a cura como esses pseudo-curandeiros afirmavam. Muitos desses curandeiros da fé foram interrogados pela mídia e foram solicitados a provar seus milagres. Mas, infelizmente, nenhum deles poderia dar uma resposta firme para o que realmente aconteceu e, pior ainda, alguns até foram ignorados. O fato é que alguns dos doentes ou enfermos que esses curandeiros da pseudo-fé alegaram ter curado morreram logo depois daquela doença ou enfermidade. O que acontecerá com esses curandeiros de pseudo-fé? Jesus disse que naquele dia - o dia do juízo final e do juízo - eles serão rejeitados de entrar no reino dos céus e lançados no lago de fogo (Apocalipse 20.14, 15).

O cessacionismo  clássico, ou histórico afirma que os "dons de sinais" tais como profecias, curas e línguas cessaram com os apóstolos e o fechamento do cânon Bíblico. Eles só serviram como plataformas de lançamento para a divulgação do Evangelho; como afirmações da revelação de Deus. No entanto, esses cessacionistas acreditam que Deus ainda ocasionalmente faz milagres hoje, como curas ou orientação divina, desde que esses "milagres" não incidam em nova doutrina ou não sejam acrescentados ao cânon do Novo Testamento. Dito isto, acredito que Deus cura hoje. Através de Elias Deus ressuscitou um menino de volta à vida (2 Reis 4. 32-35). Jesus curou pessoas com todos os tipos de doenças e enfermidades e possessões demoníacas (Mateus 8. 2, 3, 16; 9. 1-8; 4:24; Marcos 5; João 5). Ele também trouxe à vida o filho de uma viúva (Lucas 7. 12-15). Os discípulos de Jesus receberam poder e autoridade para curar e expulsar demônios (Lucas 10.17; Atos 3). Paulo curou um coxo (Atos 14. 8-10). Mas ele não curou os doentes ou deficientes o tempo todo. Um bom exemplo foi o próprio Paulo. Ele orou três vezes para pedir a Deus que removesse seu espinho na carne, mas a resposta de Deus para ele foi: "Minha graça é suficiente para ti: pois a minha força é aperfeiçoada na fraqueza" (2 Coríntios 12. 9a). Epafrodito estava doente até a morte, mas Paulo não o curou (Filipenses 2. 25-27). O jovem Timóteo tinha um problema no estômago, mas ele o aconselhou a tomar um pouco de vinho, que é uma recomendação para tratamento médico (1 Timóteo 5.23). E não há dúvida de que Deus faria o mesmo hoje.

No entanto, Deus não pretende curar a todos, como vimos no caso de Paulo e outros, porque Ele tem um propósito divino (2 Coríntios 12. 7). O propósito para Paulo não era apenas a humilhação, mas também mostrar-lhe que, em sua fraqueza, ele experimentaria o poder de Cristo sobre ele (2 Coríntios 12. 9b). É por isso que Deus às vezes permite que Satanás nos julgue como fez com Jó (Jó 23.10). O propósito é o mesmo - maturidade espiritual (Tiago 1. 2-4; 1 Pedro 1. 6, 7). Concernente às provações da vida, o conselho de Pedro é: " Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem." (1 Pedro 4.19).

Pseudocristãos estão em toda parte. Você os vê na igreja o tempo todo. Você pode ter falado com eles. Você pode até ser um deles. Deixe-me dar-lhe um cenário típico de um domingo qualquer: você entra na igreja e é recebido por eles e logo é esquecido por eles. Quando o líder da música começa a cantar a primeira canção, você os vê parecendo robôs, olhando para as palavras da música e falando em uníssono enquanto seus olhos e postura sugerem que sua mente está em outro lugar. Em seguida, o ofertório! A Bíblia diz: "Porque Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9. 7). Mas você não vê realmente nenhum olhar alegre nos rostos desses chamados cristãos enquanto depositam seus dízimos e ofertas nas sacolas da coleta. Então, o ministério da Palavra. Quando o pastor começa sua introdução do sermão, você os vê sentados e olham fixamente para o pastor. Você quer saber quantos deles podem dizer o que o pastor pregou no final do sermão. Pior ainda, quando ele ultrapassou seu tempo, você dá uma olhada por trás dos bancos e conta as pessoas olhando para os relógios. Alguns até mesmo chacoalham e agitam os relógios pra ver se esta funcionando (Oh bando de moleques!). Você ficaria surpreso ou talvez não, porque você também talvez seja é um dos guardiões do tempo.

Se você já se sentiu assim, talvez seja hora de olhar para si mesmo honestamente e verificar seu compromisso com Deus, "a menos que sejas reprovado" (2 Coríntios 13. 5). Aqui estão algumas perguntas de coração para sua leitura: Você está fazendo um show para outras pessoas verem no culto de adoração? (Mateus 6. 5) Você está falando lingues religiosos para parecer piedoso com outras pessoas? (Mateus 23. 5-7) Você só fala da boca pra fora? Seu coração está realmente perto dEle durante o culto de adoração? (Marcos 7. 6) Você afirma conhecer a Deus, mas por suas ações, você O nega? (Tito 1.16) Você está tendo uma forma de piedade, mas negando seu poder? (2 Timóteo 3. 5)

Que Deus nos ajude a despir todas as hipocrisias e todas as falsidades e todas as formas de piedade, de modo a viver uma vida que agrada ao Senhor e à glória de Deus! João disse: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2. 6). Amem.

Comentários

Postagens mais visitadas