Ovelhas Marrentas e pastores intimidados

"Amém" final foi dado. Meu amigo desceu do púlpito e tomou seu lugar habitual na porta dos fundos, numa das igrejas da zona leste de São Paulo. Enquanto as pessoas passavam por ele  apertando a sua mão, um membro específico da congregação se aproximou. Abandonando toda e qualquer amabilidade, imediatamente começou a humilhar o pastor e a mensagem que havia terminado minutos antes. Oprimido pelo ataque, meu amigo não tinha ideia do que dizer ou fazer. Felizmente, um senhor mais velho que estava visitando - na verdade, um pastor aposentado - ouviu o queixoso e interrompeu: "O que você acha que está fazendo?" O homem respondeu com toda a seriedade: "Eu tenho o dom espiritual de fazer críticas e é meu trabalho humilhar o pregador". Defensivamente, o pastor aposentado reagiu: "Isso não é nada além de bullying espiritual e é absolutamente inaceitável!"

A relação entre um pastor e o povo deve ser fundamentada em toda graça cristã, mas também coroada, de um modo especial, com alegria e amor. O apóstolo Paulo mostra seu coração pastoral à igreja em Corinto quando disse: "E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho” 2Coríntios 2.3,4.

Tragicamente, esse relacionamento pode ser facilmente quebrado. Nós ouvimos e lemos sobre o abuso - físico, espiritual, emocional e sexual - que alguns sofreram nas mãos de um pastor astuto. O próprio homem encarregado de conhecer, alimentar, liderar e proteger as ovelhas do rebanho de Jesus tem o potencial de causar danos incalculáveis. Se Robert Murray M'Cheyne estava certo quando disse: "Um ministro sagrado é uma terrível arma nas mãos de Deus", então é igualmente verdade que um ministro manipulador, enganoso ou orgulhoso é uma terrível arma nas mãos de Satanás. E há vidas que carregam as marcas e a dor dos pastores feridos. Pessoalmente, eu nunca soube qual é maior - o medo que sinto por aqueles pastores que devem prestar contas perante o Pastor Chefe, ou o desgosto absoluto de ver ovelhas delicadas sendo profundamente feridas.

Sem minimizar isso, no entanto, também é verdade que esse relacionamento pode ser facilmente quebrado do outro lado. A triste realidade é que, às vezes, as ovelhas se tornam prejudiciais e intimidam o pastor. Agora, só para ficar claro, eu não sou passivo falando agressivamente de mim mesmo. As palavras não me deixariam descrever adequadamente a maneira pela qual a congregação que sirvo me amou e à minha família. Verdadeiramente, eles são minha alegria e coroa (Filipenses 4.1). 

Mas eu conheço pastores - alguns que são bons amigos - que diariamente se sentem espancados, machucados, manipulados, negligenciados e até mesmo torturados por astuciosas ovelhas. Outro dia recebi um telefonema de um desses pastores que disse: "Ajude! Me convença a descer desse penhasco metafórico!" Naquela manhã, ele recebeu uma mensagem de texto irritada de alguém que o culpou por destruir as próximas férias da família por não aprovar um tópico da escola dominical; tinha um e-mail avisando que uma mulher estava perdendo a fé porque ele não estava lá. Não feliz o suficiente com sua pregação, uma família ameaçava retirar seus filhos da igreja porque o grupo de jovens não era o que eles queriam que fosse, e ele estava a caminho de visitar uma pessoa que espalhava fofocas sobre ele. Não era nem meio-dia ainda!

Eu sei que o ministério não deve ser fácil. Há cargas e ansiedades que são particulares aos pastores (ver 2 Coríntios 11.28). Uma mãe lembrava a seu filho disso quando escreveu: "Quando você aceitou o ofício pastoral, iniciou uma vida de provação, tanto de santo como de pecador. Oh, não se surpreenda com tudo o que encontrar". Um bom pastor suportará muitas dessas provações em silêncio (1Pedro 2.19-23) e esforçar-se-á para deixar que o amor cubra uma multidão de pecados (1Pedro 4.8). Mas é uma realidade dolorosa. 

Os pastores são apenas homens, e só porque são servos públicos, não significa que não tenham angústia particular. Dói quando as ovelhas buscam meticulosamente descobrir as falhas em tudo que um pastor diz e faz. Dói quando as ovelhas depositam toda a culpa somente nos ombros de um pastor. É traumático quando as ovelhas seguram o pastor às expectativas não-bíblicas e irrealistas. Dói quando as ovelhas negligenciam as necessidades materiais de um pastor e sua família. É doloroso quando as ovelhas mantêm coisas como tempo, dinheiro e talentos como reféns, a menos que o pastor faça o que elas querem. É miserável quando as ovelhas secretamente encurralam o pastor em oposição, deixando de ir a ele em particular. É abusivo quando as ovelhas não se importam com o bem-estar emocional, mental e espiritual de um pastor. Sim! 

Ovelhas podem ferir, machucar, abusar e torturar o pastor.
Claro, não é assim que deveria ser. Embora o pastor deva fazer tudo o que puder para cultivar uma relação de alegria e amor com as ovelhas, elas também têm a responsabilidade de fazer o mesmo. O autor de Hebreus escreveu: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” Hebreus 13.17.

Você é uma fonte de alegria ou gemido para o seu pastor. Da igreja na Galácia, Paulo disse: "Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; e não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? “Gálatas 4.12-16

Você pode apoiar e receber seu pastor no amor de Jesus ou rejeitá-lo por ódio à verdade. Aos "santos e irmãos fiéis em Cristo", Paulo escreveu: "E dizeis a Arquipo: 'Vede que cumpris o ministério que recebeste no Senhor" (Colossenses 4.17). Você pode ser uma fonte constante de motivação para o ministério de seu pastor ou um contínuo impedimento.

O potencial que as ovelhas têm para ajudar seu pastor e seu ministério a florescer pelo poder do Espírito e pela graça de Jesus é imenso. Acredite em mim quando escrevo que você pode ser o maior encorajamento de seu pastor ou seu maior desânimo. Que tipo de ovelha é você?

Comentários

  1. Gostei muito Daniel.
    Você escreveu com prudência e sabedoria sobre esse tema tão delicado.
    Parabéns!
    #SDG

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito Daniel.
    Você escreveu com muita sabedoria e prudencia sobre tema tão delicado.
    Parabéns!!
    #SDG

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas