Seu pastor te ama?

"E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós.
Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho." 2 Coríntios 2:3,4

Como você pode dizer se o pastor da sua igreja ama você? Isso pode ficar complicado. Podemos ficar tentados a analisar as suas expressões faciais, avaliar suas maneiras ou considerar se ele lhe envia um cartão de aniversário. Se ele faz o que te agrada sempre. No entanto, a Bíblia realmente dá várias maneiras que os pastores demonstram esse amor.

Uma das maneiras pelas quais o pastor mostra seu amor é alimentando o rebanho (a igreja) com a Palavra de Deus. E quando ele te chama pelo seu nome, ele está reconhecendo que você é um filho de Deus e carece do seu direcionamento específico. Se alguma vez, eu, na qualidade de pastor da sua igreja, falei a respeito de algo que tocasse você, fiz isso por amor e por responsabilidade a Deus no cuidado do Seu rebanho.

De onde nós tiramos esse ponto? Há muitos lugares na Bíblia, mas um bom lugar para ver isso é no capítulo 21 de João.

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.” João 21:15

Jesus diz a Pedro para alimentar seus cordeiros. Ele diz a mesma coisa no versículo 17. A palavra tem a ver com cuidar ou cuidar do rebanho. Na cultura agrária do Oriente Médio, o pastor levava seu rebanho à comida e às águas tranquilas de refrigério. Ele garantiu que eles fossem alimentados corretamente.

Jesus continua no verso 16,

“Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21:16

A palavra traduzida “apascentar” significa “conduzir”. É cuidar, proteger, abrigar e nutrir. Há ameaças do lado de fora de lobos e ameaças no interior por causa de más decisões tomadas pelas ovelhas. Em ambos os casos, o pastor deve estar ativamente envolvido no meticuloso cuidado das ovelhas.

A que Jesus conecta a necessidade de alimentar e cuidar do rebanho? Essa necessidade vem por seu amor por Jesus. É esse amor por Jesus que se traduz em seu amor pelas ovelhas, o rebanho de Deus. De acordo com Jesus, esse amor demonstra o amor do pastor por Jesus.

Vamos colocar de outra forma: um pastor que não alimenta e pastoreia a igreja está fazendo um mau trabalho de amar Jesus e amar o rebanho. (João 21: 15-17; 1Pedro 5: 1-4)

Como? Como então o pastor leva, alimenta e protege as ovelhas? É através do ministério da Palavra de Deus. Ele pode ministrar do púlpito. Ele pode ministrar através de seu trabalho, mas principalmente, ele cuidará de suas ovelhas chamando-as pelo nome. Juntos ou individualmente. Assim como os profetas Amós e Obadías fizeram. Ele pode repreendê-los publicamente, assim como Paulo fez com Pedro e Barnabé, Tito e Demas. Mas no final do dia, ele dirá a você para voltar para o abrigo. E carinhosamente dizer, filho, eu te amo.

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” Tito 1:9

“Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” Tito 2:15

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.”1 Timóteo 4:13-15

“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,"1 Timóteo 6:20.

“Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.”1 Timóteo 2:15

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2

Há muitas maneiras pelas quais um pastor pode demonstrar seu amor por Cristo e sua igreja, mas nenhuma é mais proeminente do que o ministério da Palavra.

Qual é o conteúdo desse ministério amoroso? É ser pregação doutrinal. Pregação Expositiva e doutrinária é a pregação que se esforça para ensinar a verdade teológica. Eu sei que essa doutrina tem caído em tempos difíceis em nossa era, mas não deixa de ser uma característica do ministério da Palavra.

Considere as palavras de Paulo a Timóteo em 2 Timóteo 4. É uma solene advertência e acusação na presença de Cristo que deve julgar todas as pessoas!

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2 Timóteo 4:1-5

O pastor que ama a Jesus e ao rebanho se prepara para pregar a Palavra. Ele é arauto, e segundo o Lexicon Strong, kērýssō - propriamente, para anunciar (proclamar); pregar (anunciar) uma mensagem publicamente e com convicção (persuasão). Apontar publicamente as faltas, kērýssō ("arauto") refere-se a pregar o Evangelho como a palavra autoritária (obrigatória) de Deus, trazendo responsabilidade eterna a todos que o ouvem.[2784 (kērýssō) é "pregar por um arauto enviado por Deus" (BAGD, "declaração", TDNT, 3: 703). "Evangelizar" (2097 / euaggelízō) enfatiza a vitória da mensagem do Evangelho de Deus na totalidade de Suas "boas novas".], anunciar, declarar a Palavra de Deus. Não é necessário que ele seja um comunicador fenomenal tanto quanto um proclamador fiel! Observe também os sinônimos dessa proclamação: Exposição da palavra, Ensino (literalmente doutrina), Ciência, Mestria, Maestria, Doutrinador, Corregedor, Tosquiador, aprumador.

Eu já conversei com pastores que dizem: "Eu não prego sermões doutrinários porque as pessoas não conseguem lidar com isso. Eu estou apenas tentando ensiná-los a conhecer e amar a Jesus ”. Francamente, esse tipo de pregação, independentemente de seu objetivo aparentemente nobre, está na verdade fazendo um péssimo trabalho de conduzir as ovelhas ao amor de Jesus - na verdade, eles modelam falso Jesus desamoroso.

Por outro lado, quando os pregadores amam a Jesus, ele conduz  as pessoas que labutam para proclamar fielmente a doutrina cristã de uma maneira que as pessoas possam entender. Afinal, esta é a razão pela qual o pastor deve ser capaz de ensinar (1 Timóteo 3: 2). Parte desse dom espiritual de ensinar é a capacidade de esclarecer as coisas difíceis; não é a liberdade de evitá-los todos juntos. Evidentemente, isso é importante para Jesus. É por isso que o ministério da Palavra está ligado ao homem e o amor que ele tem pelo Salvador. Um pastor não pode dizer que está pregando fielmente se não está pregando doutrinariamente (2Timóteo  4: 2).

Não estou falando sobre o estilo ou maneirismos do pregador, mas sobre o conteúdo de seu sermão. Seu pastor lhe dá a Palavra de Deus? Ele repreende  você? Reprova você? Exorta você? Isso é feito pacientemente? Isso é feito doutrinariamente? Se assim for, você tem razão para acreditar que seu pastor te ama.

Como você pode dizer quanto um pastor ama a Cristo e seu povo? É pela sua pregação. A pregação doutrinária alimenta e protege as ovelhas. 

Querido rebanho. Antes de serem confiados a mim pelo amor de Cristo Jesus. O mestre tem um relacionamento direto com vocês. E Ele os ama! Pautado nesse amor, o Senhor me trouxe aqui para esse aprisco para lhe apascentar. Para lhe chamar por seu nome. Para lhe mostrar onde estão os lobos, os espinhos, as pedras de tropeço. Para te proporcionar refeições nutrientes e palatáveis. Para te levar às aguas cristalinas e assim, provar do amor de Deus. Para administrar ataduras às suas fraturas, e unguentos para as suas feridas. Para a nossa alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas