O tipo de pregação que Deus quer

Há muitas pessoas no mundo que têm suas próprias opiniões sobre que tipo de pregação elas desejam, mas a verdadeira questão é que tipo de pregação Deus quer? Há muitos no mundo religioso que não estão preocupados em querer saber como Deus quer que seja feito porque vivemos no tempo em que as pessoas só querem se sentir bem com a mensagem que ouvem e não querem ouvir como precisam mudar coisas em suas vidas para estar certo com Deus. Naturalmente, isso não é um problema novo, porque essa ideia sempre existiu. Por exemplo, observe o que o profeta Isaias escreveu:

Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente. Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos. Desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei que o Santo de Israel cesse de estar perante nós. (Isaías 30.8-11)

Essas pessoas preferem ter mentiras ensinadas à eles do que a verdade e este é o mesmo problema que muitos são culpados hoje. Nós também temos um exemplo disso no NT e vem como aviso de Paulo à Timóteo.

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2Timóteo 4.1-5)

Novamente, conforme você lê nos versículos 3 e 4, às vezes as pessoas não querem que a verdade de Deus seja ensinada; em vez disso, querem que o pregador pregue sermões que farão cócegas em seus ouvidos, mesmo que o que eles estejam pregando leve muitos para o caminho que leva à destruição.

Então, como cristãos, devemos parar de perguntar o que desejamos ouvir pregado e, em vez disso, precisamos abrir nossas Bíblias e descobrir o que Deus quer que os pregadores preguem. Um ótimo lugar para começar é lendo 1 e 2 Timóteo, porque Paulo dá muita instrução a Timóteo sobre o que ele deve pregar e como ele deve viver sua vida pelo que ele prega.

A primeira coisa que vemos Paulo dizendo a Timóteo em nossa passagem que acabamos de ler era pregar a Palavra de Deus porque ela convencerá, repreenderá e exortará os cristãos a permanecerem no curso da doutrina de Deus. A Palavra de Deus deve ser a principal coisa que é ensinada. Os pregadores que se levantam e contam histórias e apenas mencionam brevemente as Escrituras, certamente não estão pregando a Palavra. Quando os pregadores fazem do seu jeito ao invés do modo de Deus, isso faz com que as congregações percam o respeito pela Palavra de Deus e abre a porta para falsas doutrinas. É por isso que Paulo adverte Timóteo que se a Palavra não for ensinada, as pessoas se perderão. De fato, Paulo diz a Timóteo pelo menos 12 vezes em suas cartas para ele guardar a doutrina e ensinar aos outros a guardar a doutrina de Deus.

Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. (1 Timóteo 4.6)

Um bom ministro é aquele que instrui os irmãos com a Palavra de Deus. Quando isso for feito, isso ajudará a equipar os santos com o que eles precisam ouvir e não necessariamente o que eles querem ouvir. Deus quer um pregador que convença pessoas de pecado através da Sua Palavra, para que seus corações sejam picados e eles percebam que precisam se arrepender e mudar seus caminhos. Isso não é algo que um pregador goste de fazer, mas se ele está pregando todo o conselho de Deus, ele pregará sobre tópicos que eventualmente tocarão em todos, porque todos nós temos nossas diferentes fraquezas e forças e a Palavra de Deus abrange todos eles como Pedro diz,

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; (2 Pedro 1.2,3)

Paulo dá um ótimo exemplo disso,

Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo. Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio. (2 Coríntios 7.8-11)


Veja bem, que Paulo não teve nenhuma satisfação pessoal em apontar o pecado do qual essas pessoas eram culpadas, mas ao mesmo tempo ele também se alegrou sabendo que as palavras que ele disse, que vieram de Deus, levaram essas pessoas a serem levadas ao arrependimento e isso é a mesmo atitude que todos os pregadores deveriam ter.

Outra coisa que podemos aprender sobre a pregação doutrinal é que deve ser pregada de tal maneira que todos possam entender o que você está falando. Alguns pregadores gostam de mostrar o quão inteligentes são e suas lições estarão cheias de termos e terminologia difíceis que a maioria das pessoas não pode seguir. 

"...O pastor prega tão bonito, tão bem que a gente nem entende o que ele fala!" Conversando com uma senhora uma vez, que me contou  sobre como um pastor pregava tão maravilhosamente bem, mas o problema era que ele ficava falando tanto que os irmãos da igreja se perdiam em sua mensagem porque ele usava tantas palavras que a maioria nunca ouviu falar e ele falava como se todos o entendessem. Deus não quer que Sua Palavra seja pregada dessa maneira porque Ele quer que as pessoas entendam o que a Sua Palavra está dizendo e Ele quer que ela seja clara e obvia.

Quantas vezes você ouviu uma lição pregada em que o pregador soa mais como um político do que como um pregador? Eu sei que eu tenho. Tem havido alguma lição de que eu escutei onde o sermão tinha um título, mas a lição pregada foi tão desorganizada que no momento em que o pregador terminou sua lição eu não tinha a menor ideia do que tinha falado; exatamente como um político quem diz muito mas ainda não diz nada.

Novamente, esse não é o tipo de pregação que Deus quer para o Seu povo, porque esse tipo de pregação, mesmo que use as Escrituras, é tão confuso e indefinido que não faz bem a ninguém e fará com que você se afaste sentindo-se vazio. Assim, Deus quer que os pregadores preguem a Palavra e façam isso declaradamente e com clareza.

Outra coisa que aprendemos sobre a doutrina de Deus é que ela precisa ser ensinada com amor pelos irmãos. Se o objetivo principal de um pregador é menosprezar, humilhar e fazer as pessoas se sentirem mais fracas, então eles têm uma atitude errada. Deus quer pregadores que tenham amor pelo povo de Deus e que queiram estar bem com Deus. Eles não devem regozijar-se nos pecados dos outros, em vez disso devem se regozijar na justiça dos outros. Quando um pregador fala por amor à alma de uma pessoa, ele fará o melhor para alcançar essa pessoa no seu nível, assim como Paulo fez:

Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. (1Coríntios 9:19-23)

Agora, Paulo não está dizendo que ele se engajaria em atividades pecaminosas para alcançar essas pessoas, mas que ele se relacionaria com elas e desceria ao seu nível para que elas pudessem elevá-las a ouvir o Evangelho. Mais uma vez, isso mostra como um pregador deve pregar com amor pelos perdidos e pelos encontrados.

Outro problema que alguns pregadores têm é que querem pular em um cavalo de brinquedo e querem montá-lo até que ele morra. Pode ser o caso que eles estão batendo em necessidades urgentes que precisam ser ensinadas, no entanto, não deve ser o foco principal de cada mensagem. Quando alguém faz isso e até mesmo quando usa muitas Escrituras e é simplesmente para entender isso pode se transformar em algo que Deus não quer porque Deus quer que toda a Sua Palavra seja pregada e não apenas uma parte dela. Eu acredito que isso mostra falta de amor por parte do pregador, já que ele está negligenciando outras questões importantes que precisam ser pregadas.

Então Deus quer um pregador que pregue por amor aos irmãos e que pregue todo o conselho de Deus.

Outra coisa que aprendemos sobre que tipo de pregação Deus quer é que ele quer que os pregadores preguem coisas que agradam a Deus e não ao homem. Agora, isso pode ser uma tarefa desafiadora para alguns pregadores, porque alguns têm medo de pregar toda a verdade, especialmente se estiverem preocupados em perder o emprego. Outros têm medo de ofender alguém e, assim, eles pisam na Palavra de Deus levemente para não ofender.

A primeira coisa que os pregadores precisam perceber é que, se eles ofenderem alguém enquanto pregam a verdade, então eles não ofenderam essa pessoa, a Palavra de Deus fez a ofensa. Pregadores e professores precisam perceber que somos recipientes da Palavra de Deus e, se não pregamos ou ensinamos, estamos negligenciando nosso dever. Observe o que Paulo diz sobre isso:

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. (Gálatas 1.6-11)

Paulo enfatiza duas vezes que há apenas uma doutrina e não devemos ensinar outra, mas ele também está nos ensinando que a Palavra de Deus não pode ser diluída para agradar a outras pessoas. Esta é a área que todos os pregadores e professores precisam entender. Nós não pregamos para as pessoas com o único propósito de agradar a elas, em vez disso, devemos ser ousados e pregar a Palavra de Deus. Como Jesus disse aos seus discípulos:

O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (Mateus 10.27-31)

Podemos ver que Seus discípulos levaram este conselho a sério porque quando Pedro e João foram presos por pregar sobre Jesus e os judeus os ameaçaram eles disseram:

Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. (Atos 4.19,20)

Essa é a atitude que todo ministro deve ter. Temos de aprender a deixar de lado nossos próprios pensamentos e desejos pessoais e simplesmente pregar a verdade. Nunca devemos evitar pregar contra as coisas com as quais estamos lutando. Eu posso te dizer que tem havido sermões meus que provavelmente pisaram mais nos meus dedos do que em qualquer outra pessoa.

Pregadores não devem evitar falar sobre coisas difíceis para as pessoas ouvirem. É muito tentador evitar tópicos difíceis e controversos que afetam muitas pessoas de uma maneira ou de outra e eu posso dizer a você quando eu preguei sermões como estes, me deixaram desconfortável porque eu certamente não gosto de pregar sobre assuntos controversos e difíceis, mas é necessário que toda a Palavra de Deus for pregada.

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. (1Pedro 4.11)

Como podemos seguir o que Pedro disse aqui se não estamos dispostos a falar toda a Palavra de Deus? Você não pode. É por isso que é tão importante que toda a Palavra de Deus seja pregada e não deve ser misturada com a falsa doutrina.

Um último ponto que quero fazer sobre que tipo de pregação Deus quer é que ele queira que aqueles que pregam Sua palavra vivam de acordo com o que pregam, porque eles devem ser exemplo de vida santa, como Paulo disse a Timóteo.

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1Timóteo 4.12)

Se eu não estiver vivendo de acordo com a Palavra de Deus, ainda assim, tentando ensinar aos outros que eles não devem ser melhores do que os fariseus do tempo de Jesus, é exatamente disso que sou culpado.

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. (Mateus 23.1-7)

Não demorará muito para as pessoas descobrirem se o pregador está vivendo conforme a sua pregação. Quando fazem suas palavras menos efetivas, porque não estão vivendo em fidelidade a elas, então as pessoas vão começar a pensar que elas não têm de viver pela palavra. É por isso que é importante que os pregadores pratiquem o que pregam.

Ouvi a respeito de um pastor, que num certo domingo,  pregou um sermão sobre honestidade. Na segunda-feira ele pegou o ônibus para chegar à uma congregação da igreja. Ele pagou a passagem e o cobrador devolveu a ele mais do que o devido troco. Durante o resto da viagem, ficou racionalizando como Deus havia lhe proporcionado algum dinheiro extra que ele precisava para a semana. Mas ele simplesmente não conseguia ficar com a consciência limpa, então antes de descer do ônibus ele disse ao cobrador: “Você cometeu um erro. Você me deu troco a mais. E ele passou a devolver o dinheiro extra. O motorista sorriu e disse: “Não houve engano. Eu estava em sua igreja ontem e ouvi você pregar sobre honestidade. Então decidi ver se você praticava o que pregava. ” (Oh moleque de Deus!)

Se este pregador não tivesse sido honesto, então este homem teria perdido o respeito por este pregador e ou pararia de ir à igreja ou pararia de ouvir o que este homem tinha a dizer. Como ele foi honesto e praticou o que pregava, este cobrador de ônibus teria um respeito mais profundo pelo pastor e aprenderia com ele que ele pratica o que ele prega e que deveria fazer o mesmo.

Esta não é apenas uma lição para pregadores e pastores, mas também uma lição para todo cristão,  porque de uma forma ou de outra todos nós estamos representando Deus em nossas vidas e se nos chamamos cristãos. Devemos também estar dispostos a viver como cristãos. que todos nós possamos ser bons exemplos para aqueles que nos rodeiam e para que as pessoas possam ver que estamos praticando o que pregamos.

Em conclusão, o tipo de pregação que Deus quer é a pregação que vem da Sua Palavra e Ele quer que toda a Sua palavra seja pregada. Ele quer que seja pregado com clareza e por pessoas motivadas pelo amor pelos perdidos e pelos irmãos. Ele quer pregar que agrada a Ele e que não é diluído para agradar os outros. Finalmente, ele quer que aqueles que pregam a Sua Palavra vivam e sejam bons exemplos para os outros.

Comentários

Postagens mais visitadas