A Igreja do espelho

A narrativa “Eu amo a Jesus, mas odeio a igreja” tornou-se comum na cultura pseudo-cristã atual. Centenas de livros e artigos foram escritos sobre o assunto. As publicações no Facebook e os tweets que divulgam essa marca anti-cristã do cristianismo são desenfreados. E, na maior parte, tornou-se cada vez mais aceita como uma opção viável na miscelânea de viver sua fé cristã. "Conquanto você ame a Jesus", muitos em nossa cultura dizem: "Tá tudo bem!"

Mesmo? Isso é a fé bíblica? Essa é uma fé vivida de acordo com as Escrituras?

A igreja é o corpo de Cristo. Essa ideia é encontrada em todas as epístolas paulinas (1Coríntios 12.27; Efésios 1.22-23, 4.12; Colossenses 1. 8,24), e é uma das formas mais claras de se referir a todos os verdadeiros crentes em Cristo, sem especificar distinções relativas à doutrina, prática ou denominação.

O termo é frequentemente usado como se fosse uma linguagem figurativa, o que implicaria que não é real. Mas é real. É uma verdade espiritual e não física, é literal e não figurativa. O significado literal não se limita a coisas físicas ou materiais. A Igreja é, literalmente, o corpo de Cristo.

Paulo explicou o significado da unidade entre os crentes quando escreveu aos santos em Éfeso: “Há um só corpo e um só Espírito. . . um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos e por todos e em todos” (Efésios 4.4-6).

O próprio fundamento da igreja é construído sobre o Deus trinitário que adoramos e servimos. Existe um Espírito. Existe um só Senhor. Existe um só Deus e Pai. E através da fé nesta Trindade, somos um. Nós somos um só corpo. Nós experimentamos um batismo. E esta Trindade é sobre tudo, através de todos e em todos. A Trindade não pode ser separada.

Três Desafios da permanência na Igreja
Paulo se refere a Cristo como o segundo Adão (1Coríntios 15.45-47). O primeiro Adão nasceu de terra e carne; o segundo Adão nasceu do céu e do Espírito (Gênesis 2.7; Mateus 1.20). Paulo escreve: "Porque, como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados" (1Coríntios 15.22). Toda a humanidade é da raça de Adão.

Mas nós que acreditamos em Jesus Cristo temos vida nele. Ele é o progenitor de uma nova humanidade e todos nós somos agora da “raça” de Cristo. Isto é o que “nascer de novo” significa - nascido do espírito, a descendência de Cristo e seu corpo. É como se ele fosse uma videira e nós os galhos.

1. Nenhum cristão é excluído.

Por causa da unicidade de Deus, e sendo acolhidos em comunhão com esta Trindade, entramos em relacionamentos com outros membros deste corpo, igualmente cobertos pela graça de Deus. Da mesma forma que estamos em relação com a Trindade, somos um - Ponto final. Como é então que aqueles de nós que têm fé e são bem recebidos neste corpo pensam que podemos nos remover dele? Como pode um seguidor de Cristo, que teme a Deus, crê na Bíblia, usa camiseta com “Jesus loves you” estampada no peito, carrega um símbolo de ichthus, apenas pega sua Bíblia e vai para casa? Boa pergunta, sem uma resposta sólida. Não está certo pensar desse jeito; muito pelo contrário, é pecado pensar assim. 

Isso tem ramificações sérias. Primeiro de tudo, não podemos ser quem realmente somos fora deste corpo. Nós precisamos um do outro. Eu não posso entender adequadamente a minha vida sem compreender minha conexão e papel no corpo de Cristo. Além dele eu não posso fazer nada (João 15.5).

Talvez eu seja apenas uma unha, mas o corpo precisa dessa unha, e só posso fazer o que o corpo precisa se eu estiver conectado e saudável. Se parte do seu corpo estiver doente ou ferido, o médico procurará restaurar a saúde nessa parte do corpo. O corpo deve ter duas mãos e dois pés. Cortar um deles é uma medida extrema, que compromete a função desse corpo. É por isso que a amputação nunca é um primeiro recurso, apenas o último. É usado apenas no caso de certas infecções e cancros que não podem ser controlados por outros meios e, portanto, põem em risco a vida do corpo como um todo.

Mas quem precisa da igreja local quando eu posso ter meus sermões, minha música e minha comunidade do jeito que eu quero? Na Igreja da Tela não há conflito. Sem luta. Nenhum desacordo. E não há necessidade real de unidade. Porque se importar? Eu posso ter tudo entregue aqui em casa pela internet!

Preferimos ser consumidores de relacionamentos - tomando as partes que queremos e deixando de fora as que não queremos - do que enfrentar todas as demandas (e benefícios) da casa do Senhor. E então, infelizmente, nós coçamos nossas cabeças e nos perguntamos por que não conseguimos encontrar o tipo de experiência comunitária que estamos procurando, intencionalmente permanecendo como crianças e adolescentes em nossos hábitos relacionais. (Oh Moleque!)

A vida cristã é projetada para ser vivida em comunidade com outros crentes. Se você disse a si mesmo, como alguns têm dito, que você não precisa da Igreja e só precisa de Jesus, está errado. Você precisa da Igreja e a Igreja precisa de você (ver 1Coríntios 12.12-27).

2. Nós devemos lutar contra o pecado.

Há pouca humildade na Igreja da Tela. Há poucas perguntas honestas. Pouca audição. Pouca compreensão. E ainda menos perdão. Quando a igreja gira no eixo de mim –meu - minhas necessidades, desejos, preferências e opiniões importantes - há pouco espaço para qualquer outra pessoa. Especialmente alguém que não concorda com as visualizações representadas no meu espelho, porque essas visualizações são mais profundas do que aparentam.

Mas deixar a Igreja completamente não é a única maneira de resolver isso. Quando pecamos e não confessamos, nos isolamos do corpo de Cristo. Nós nos tornamos como um dedo cortado que diz para as plaquetas, eu não preciso de você. Eu posso sobreviver sozinho. Nenhuma parte do corpo pode curar a si mesma; precisamos do resto do corpo e de sua cabeça, que é Cristo.

Se isso realmente acontecesse, é claro, aquele dedo nunca pararia de sangrar, e todo o corpo estaria em risco. Precisamos de cura e reconciliação. Uma igreja confessional mostrará mais claramente a graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo. Não é através do olhar ou do fingimento de sermos perfeitos que iremos triunfar, mas através da revelação do trabalho transformador de Deus em nós e no mundo.

Além disso, quando pecamos, o nome de Cristo é profanado entre as nações. O nome de Deus é profanado quando o povo de Israel está fora da terra (Ezequiel 36. 22-23), que é a penalidade máxima por Israel quebrar a aliança.

Assim, o nome de Jesus é profanado quando pecamos. A batalha da carne está em andamento. Desligados da cabeça que é Cristo – da mesma forma que um galho desligado da videira -- morremos. Mas se alguém está ligado a Cristo, e permanece no seu amor, está ligado ao corpo e à Cabeça. Este é o verdadeiro “eu” (e você, se você está em Cristo), que foi perdoado do pecado e passa a ser perdoador dos outros. 

“Não fale da minha noiva dessa maneira!” De acordo com as Escrituras, a igreja é a noiva de Cristo (Efésios 5.25–27; Apocalipse 19.7–9). Quando falamos mal da igreja, estamos falando mal da noiva de Jesus. Pense nisso por um momento. Nossos comentários condenatórios e ofensivos dirigidos à igreja são endereçados à noiva de nosso Salvador. Você acha que Jesus está bem com a nossa angústia? Você acredita que ele está feliz com os insultos que nós tão prontamente jogamos em sua noiva? Você acha que ele diz: “Vá em frente, mande embora! Tudo o que você diz é provavelmente verdade. Ela é uma pecadora. Eu nunca realmente a amei tanto assim? ”Qualquer homem que eu conheça e que tenha uma pequena quantidade de amor, respeito, cuidado ou preocupação por sua esposa ficaria chocado!

3. Cristãos sofrerão – gente dói.

A reviravolta intrigante que vejo na narrativa “Eu amo a Jesus, mas odeio a igreja” é que as duas principais acusações lançadas contra a noiva de Cristo - um espírito de julgamento e uma falta de perdão - são as mesmas questões que estão no coração, da angústia que as pessoas têm com a igreja. Primeiro, um espírito de julgamento em relação ao que a igreja não tem, não fez e deveria estar fazendo. Em seguida, um espírito que não tem perdão pelas queixas que a igreja intencionalmente e não intencionalmente fez ao seu povo.

A única solução - A raiva reprimida e a frustração dirigida à igreja geralmente começam com uma grande ofensa ou uma série de ofensas menores, feridas ou ataques que não são revelados e / ou não perdoados. Com o tempo, essas ofensas desenvolvem raízes profundas, distorcidas e emaranhadas nos corações e mentes dos feridos. A amargura encontra morada. E não vai desaparecer facilmente.

A união é o resultado de um grande esforço de cortar o coração, buscar a Deus e perdoar os outros. Jesus nos chama a esse imenso desafio pessoal e corporativo. Você está pronto para isso? Você vai ver seus irmãos e irmãs na fé como seus sacerdotes? Você vai fazer o duro trabalho do coração? Você vai praticar o perdão?

A igreja precisa de você. E o mesmo acontece com o mundo que nos observa.

Por fim, isso significa que vamos sofrer. Mais cedo ou mais tarde, externamente ou internamente (ou ambos), isso acontecerá. Não é castigo - Jesus levou nosso castigo na cruz. Não é necessariamente disciplinar, embora Deus possa usá-lo para nos disciplinar. O sofrimento é a nossa participação na obra redentora de Deus; ele não intervém simplesmente para a morte e o mal - ele nos transforma.

Para nos transformar e redimir, ele nos encaminha até a morte. Para ver a ressurreição, é preciso suportar a crucificação. Jesus Cristo está salvando o mundo. Ele está redimindo e transformando a sua noiva, mesmo agora. Se nós o seguirmos, então necessariamente entraremos na mesma escuridão que ele entrou.

Os apóstolos não se alegravam com o sofrimento. Ninguém gosta de sofrer prisão e espancamentos; Eles se alegraram com a participação na obra redentora de Deus, tanto em si mesmos quanto no mundo.

Uma exibição de Cristo
Se houver um problema com o corpo, devemos chamar a atenção para ele. Mas esse chamado deve ser com o objetivo de curar, não apenas uma reclamação. Buscar dano a outro membro do corpo (vingança) é prejudicial, realizando nada.

Enquanto buscamos a cura para o resto do corpo, devemos buscar a cura para nós mesmos também. Nenhuma parte do corpo pode curar a si mesma; precisamos do resto do corpo e, claro, todo o corpo precisa da Cabeça, que é o próprio Cristo. Peça por ajuda. Suportem os fardos uns dos outros.

Estamos aflitos em todos os sentidos, mas não esmagados; perplexo, mas não levado ao desespero; perseguidos, mas não abandonados; derrubados, mas não destruídos; sempre levando no corpo a morte de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos. (2Coríntios 4.8-10)

Se nos identificamos com Cristo, como membros de seu corpo, então devemos nos identificar com seu sofrimento, sua morte e sua ressurreição. Se somos suas mãos e pés, então seremos perfurados. Se estamos de costas, seremos flagelados. Podemos levar essas cicatrizes por toda a vida, mas só assim a vida de Cristo e a misericórdia de Deus podem ser mostradas em nós.

Comentários

Postagens mais visitadas