À minha mãe... com amor.

As mães ocupam um lugar importante na Bíblia, desde Eva, a primeira mãe, até Maria, a mãe de Jesus. Embora em muitos casos a Bíblia se concentre nas ações dos homens, as mães não são esquecidas. Mesmo que as genealogias traçam a linha de pai para filho, ainda é claro como as mães são importantes, começando com a menção da primeira mãe no Antigo Testamento, "homem e mulher os criou" (Gênesis 1.27).

Ao longo do Antigo e do Novo Testamento, ao lermos versículos bíblicos sobre as mães, vemos que as mães na Bíblia são honradas, são abençoadas com filhos mesmo depois de perderem a esperança, são claramente mostradas que seus filhos estão sob os cuidados de Deus, e eles têm a chance de expressar sua alegria em canções de agradecimento e louvor. Ao ler versículos bíblicos sobre mães, podemos aprender muitas lições valiosas sobre ser mãe. Três lições particularmente destacadas entre as histórias das mães na Bíblia:

Há muitos exemplos de mulheres na Bíblia que são abençoadas com a maternidade mais tarde, depois de terem passado anos desejando ter filhos. Uma dessas mães é Isabel, a mãe de João. Isabel e Zacarias, seu marido, eram velhos quando ela ficou grávida. De fato, quando um anjo disse a Zacarias que ele teria um filho, ele questionou a própria possibilidade de tal ocorrência. Naquela época, ter um filho para levar adiante o legado da família era muito importante para os homens, e para as mulheres, poder proporcionar um filho para marido era uma questão de identidade. Quando João nasceu, Isabel reconheceu claramente seu filho como um presente de Deus. “'O Senhor fez isso por mim', disse ela. "Nestes dias Ele mostrou Seu favor e tirou minha desgraça entre o povo" (Lucas 1.25). E enquanto celebrava, seus amigos se reuniam para celebrar com ela: “Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor mostrara grande misericórdia e compartilhavam sua alegria” (Lucas 1.58). Essas passagens mostram como uma mãe e toda uma comunidade com ela celebram o dom que Deus lhe deu no nascimento de um filho, um filho que prepararia o caminho para Jesus: João Batista.

Mães na Bíblia respondem com gratidão e louvor

Uma das mais belas histórias da maternidade na Bíblia é a história de Ana. Ana foi amada pelo marido, mas sofreu porque não conseguiu ter um filho. Em grande angústia, ela orou a Deus e pediu-lhe um filho, e não muito tempo depois ela teve um filho. A resposta de Ana é uma linda oração de louvor ao Senhor. “Meu coração se alegra no Senhor”, disse ela. “Não há um santo como o Senhor; não há ninguém além de ti; não há rocha como o nosso Deus ”(1 Samuel 2. 1-2). Ana não apenas louvou a Deus com suas palavras. Ela dedicou seu filho a Deus desde o nascimento, e ele se tornou Samuel, o Profeta. Ana tornou-se mãe de um homem que falou a verdade de Deus aos reis de Israel. Desde o início, ela reconheceu o dom que Deus lhe dera e sua resposta foi agradecer e adorar a Deus.

É Deus quem protege as crianças

O presente da maternidade vem com um forte desejo de proteger cada criança que Deus deu. Em toda a Escritura, há versículos bíblicos sobre mães que tentam proteger seus filhos. Uma dessas mães é Sara, a mãe da nação de Israel, que no nascimento de seu filho disse: “Deus me deu riso, e todo aquele que ouve a respeito disso rir-se-á comigo” (Gênesis 21. 6). A natureza protetora de Sarah se destaca especialmente porque muitos aspectos de sua vida estavam fora de seu controle, incluindo o destino de seu filho. Quando Deus chamou Abraão para sacrificar Isaque, ele fez as malas, pegou o filho e foi. Só se pode imaginar Sara observando ansiosamente enquanto seu marido partia com seu maior tesouro e esperando impacientemente pelo seu retorno. Está claro pela história que Abraão tinha completa fé na promessa de Deus de construir uma nação através de Isaque, mas não está claro o que Sara pensou ou sentiu. Por fim, Isaque foi restaurado a ela porque Deus cuidou de seu filho. Em um mundo decadente, há muitos fatores que estão fora do controle da mãe, especialmente no que diz respeito aos filhos. É importante lembrar que Deus cuida das crianças e cuida delas com mais diligência do que qualquer mãe pode ter.

A Bíblia está repleta de histórias sobre mães: mães que são dotadas de filhos além de suas expectativas; mães que demonstram gratidão a Deus; mães que vêm a Deus com seus medos por seus filhos; mães que têm que deixar Deus cuidar de seus filhos quando eles não são capazes de controlar situações difíceis; e mães que demonstram alegria através de dificuldades. Os versículos bíblicos sobre as mães proporcionaram encorajamento às mães ao longo da história e continuam a tocar a vida das mães hoje.

Minha história é sobre uma mãe muito jovem, que confiou no Senhor com a vida de seus três filhos e, por seu exemplo, hoje, todos os três caminham com Jesus diariamente. Uma mãe que buscou primeiro o reino de Deus e sua justiça. Ao contrário da opinião popular, a característica mais importante de uma mãe piedosa é o relacionamento dela, não com os filhos, mas com Deus e com seu marido. O que ela nos comunicou através de seu relacionamento conjugal permanecerá conosco pelo resto de nossas vidas.

Você foi mãe bem cedo, pouco mais idade que Maria a mãe do Senhor. Você confiou no senhor, como Isabel. Você se preocupou comigo, como Sara que viu seu filho caminhando pra um altar. Você me entregou ao serviço do Deus vivo, como Ana, que dedicou o seu filho ao ministério da congregação de Israel. Os exemplos dessas mães na Bíblia foram sempre notáveis no seu amor por nós.

Certamente, Davi, Deborah e eu, reservamos aos nossos filhos aquilo que aprendemos de você, com você! Observando você e o papai, aprendemos as lições mais fundamentais da vida - amor, auto-sacrifício, integridade, virtude, pecado, simpatia, compaixão, compreensão e perdão. O que quer que você, mamãe, tenha nos ensinado sobre essas coisas está plantado no fundo de nossos corações. Obrigado mamãe. Feliz dia das mães...

Comentários

Postagens mais visitadas