Deus e seus silêncios

Zacarias estava realizando seu serviço sacerdotal no Templo quando de repente o anjo Gabriel apareceu à direita do altar e disse: "Zacarias, sua petição foi ouvida, e sua esposa Isabel lhe dará um filho" (Lucas 1:13). Para compreender o significado deste anúncio, devemos lembrar que ele foi "avançado em anos" (Lucas 1: 7) e poderia muito bem ter sido 80 anos de idade. A mesma frase grega "avançada em anos" é usada em Lucas 2:37 de Ana, que tinha 84 anos.

Isabel e Zacarias provavelmente se casaram por volta dos 20 anos e começaram a orar por um filho. Todos os dias, durante 5 anos, eles oraram, mas sem resposta.
Dez anos passam. "Senhor, por favor, responda a nossa oração." Sem resposta.
Quinze anos. "Deus, nós fizemos algo errado? O Senhor não nos ama?" Sem resposta.

Isabel passa da idade para dar à luz. Ela faz 60 anos, depois 70, depois 80. Eles não conseguem entender por que Deus nunca respondeu, mas os dois continuaram a andar sem irar e se recusaram a culpar a Deus ou a ficar com raiva dele. Então Zacarias é "escolhido por sortes" para servir no Templo naquele dia. Esta posição de serviço era decidida por sorteio, e uma vez que ele foi escolhido, esta foi a única vez que ele poderia servir no Templo durante sua vida. Foi neste dia que Gabriel aparece, chama Zacarias e Isabel pelo nome, e diz que sua oração foi atendida. Sim, a oração que eles oraram 60 anos antes!

O que podemos aprender com isso? Varias coisas:
1. Deus ouve as nossas orações, mesmo quando parece que não.
2. Ele responderá a oração em Seu tempo, que geralmente não é nosso.
3. Os atrasos de Deus não são suas negações. Não desista de confiar nele.
4. Os anjos sabem nossos nomes e onde nos encontrar. Gabriel chamou-os pelo nome e mais tarde ele sabia exatamente onde encontrar Maria (Lucas 1: 26-27).
5. Nós devemos continuar a servir fielmente a Deus, mesmo quando não entendemos. Zacarias e Isabel continuaram a servir fielmente a Deus quando não receberam um filho. Muitas pessoas ficam amargas se a resposta não chega quando esperam, mas não Zacarias e Isabel.
6. Quanto mais tempo tivermos que esperar, melhor será a resposta. O filho de Zacarias e Isabel foi João Batista, a quem Jesus disse ser o maior dos profetas do Antigo Testamento. João cumpriu a profecia de Malaquias 4: 6 e foi quem preparou o caminho para o Messias. O ministério de João tornou o ministério de Jesus mais eficaz, e é por isso que Ele precisou de um profeta anterior para preparar o caminho.

O que nos traz de volta para Zacarias e Isabel. Eles não tinham idéia de que sua oração por um filho quando jovem casal começou uma reação em cadeia de eventos que mudariam o mundo. Então, se você está orando por algo e Deus parece em silêncio, lembre-se de seus modelos, Zacarias e Isabel.

Comentários

Postagens mais visitadas