Preparando para o Dia das Mães

Espero que você tome algum tempo neste fim de semana para prestar homenagens à sua mãe ou, se isso não for possível, a alguém em sua vida que incorpore a graça e a sabedoria que associamos às mães piedosas. Reuni uma lista de quatro mães famosas da Bíblia, juntamente com uma lista de algumas das nossas melhores devoções para as mães.

A Bíblia fala muito de mães que criam filhos e guiam suas famílias de maneira justa; nos já citados Provérbios 31, a “esposa de caráter nobre” é honrada por seu marido e filhos por suas virtudes.

A maternidade não era um requisito para as mulheres piedosas nos tempos bíblicos - e assim como hoje, nem todas as mulheres que desejavam filhos recebiam seu desejo. Mas as mães e matriarcas da Bíblia qualidades que todos nós, homens ou mulheres, pais ou não, devemos nos empenhar em imitar. Aqui estão algumas das famosas mães da Bíblia, com links para suas histórias:

1. Maria, a mãe de Jesus
Talvez nenhuma mãe mais famosa exista do que Maria, que em tenra idade aprendeu de um anjo que daria à luz o muito aguardado Messias. Sua canção de louvor em resposta, e os eventos bem conhecidos do nascimento de Cristo, são o que geralmente vêm à mente quando pensamos em Maria. Mas o papel dela como mãe lhe trouxe tristeza e alegria; só podemos imaginar como deve ter sido para ela testemunhar a crucificação de Jesus. Leia a história dela em João 19.

2. Isabel
Maria não foi o único nascimento miraculoso registrado no Novo Testamento. Isabel era uma mulher piedosa que era “justa aos olhos de Deus, observando todos os mandamentos e decretos do Senhor sem culpa” - e, no entanto, ela e o marido não conseguiam conceber um filho. Deus respondeu suas orações no final de sua vida e deu à luz João Batista, mas talvez seja mais conhecido por seu encorajamento profético da jovem (e talvez assustada) Maria: “Abençoada é você entre as mulheres, e abençoada é a criança que você tem! Mas por que sou tão favorecida que a mãe do meu Senhor deve vir a mim? Assim que o som de sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê em meu ventre saltou de alegria. Bendita é aquela que acreditou que o Senhor cumpriria suas promessas para ela! ”Leia a história dela em Lucas 1.

3. Ana
Ana é uma das mães mais inspiradoras da Bíblia, embora sua história seja menos conhecida. Apesar de anos de paciência e oração, ela permaneceu incapaz de ter um filho. Um dia, “em sua profunda angústia, Ana orou ao Senhor, chorando amargamente” - e Deus finalmente a respondeu. Mas a personagem de Ana realmente brilhou quando, em gratidão a Deus, dedicou seu filho recém-nascido ao Seu serviço. Seu filho um dia se tornaria um dos maiores profetas de Israel. Leia a história dela em 1 Samuel 1.

4. Sara, a esposa de Abraão
Sara é uma das grandes matriarcas da Bíblia, mas ela não se tornou mãe até muito tarde na vida. De fato, sua reação à promessa de Deus de que ela teria um filho seria rir, como memoravelmente registrada em Gênesis 18. No entanto, ela deu à luz um filho e sua linhagem incluiria o próprio Jesus Cristo. Leia a história dela em Gênesis 18.

Há muitas outras mães famosas descritas na Bíblia; muitas são justas, outras nem tanto, mas todas usados por Deus para realizar o Seu desígnio. Neste fim de semana, ao darmos graças pelas mães em nossas vidas, pense em como você pode incorporar os traços que definem uma mãe piedosa - paciência, bondade, fidelidade - e considere como você pode encorajar as mães em sua comunidade, jovens e idosos. eles trabalham para atender ao mesmo padrão.

Comentários

Postagens mais visitadas