Bem me quero, mal me quero...


Amar a si mesmo ou não amar a si mesmo. Essa é a questão. Jesus disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39). Ele diz para se amar. Bem me quero.
Jesus também disse: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher, filhos, irmãos e irmãs, sim, e até a própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26). Aqui Ele diz para se odiar. Mal me quero...

Quando lemos esses versículos que parecem se contradizer, pensamos: "Devo me amar ou não me amar?" Se Deus me ama, eu não deveria me amar? E aqui está outra pergunta. Se Jesus nos ordena a amar a todos, incluindo nossos inimigos, por que ele está agora nos dizendo para odiar nossos parentes mais próximos?

Naquela época, a palavra "ódio" nem sempre significava deixar de amar alguém. A palavra "ódio" é uma expressão idiomática ou de preferência, em que uma pessoa é preferida a outra. Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores, porque ele odiará um e amará o outro (Lucas 16:13), o que significa preferir um ao outro. Da mesma forma, quando a Escritura diz odiar a si mesma, significa odiar o egoísmo, não a pessoa que Deus criou para você ser. "Morrer para si mesmo" significa parar o egoísmo, não cometer suicídio.

Um capelão penitenciário me disse que os prisioneiros cometem crimes porque se odeiam. Ele disse: "Se eles não se respeitam, por que respeitariam os outros?" Ele ensina que Deus os ama e que eles podem amar a si mesmos e, por sua vez, amar os outros. Jesus te criou e morreu por você para que você possa estar com Ele para sempre. Só faz sentido que seja certo amar a si mesmo como Deus te ama.












---------------------------------------------------------------------------------

lustração original retirada com permissão de capa do livro*



Swindoll's Ultimate Book of Illustrations & Quotes: Over 1,500 Ways to Effectively Drive Home Your MessageHardcover – July 22, 2003

Comentários

Postagens mais visitadas