Um pastor fracassado

Os pastores têm um chamado incrível. São meus heróis. Eu sirvo a Cristo enquanto escrevo meus artigos para pastores e ovelhas, porque sei como é estar nas trincheiras de liderar uma congregação local. É duro. É abençoado, é gratificante, é uma aventura ... mas é difícil. Por que é tão difícil? Há muitas razões, mas para mim das maiores, sempre foi a necessidade de estar de acordo com as expectativas irrealistas de muitos crentes. Há quem diga: “Não é que eu esteja sempre certo, eu só não aceito ser contrariado!” Oh moleque que diz isso! Peraí, o moleque sou eu!

No caminho do testemunho pessoal, meu próprio fracasso em corresponder às expectativas dos outros (o que não deveria ter sido o meu foco para começar) levou-me ao desânimo e a um período de imensa tristeza, profunda e muito real em minha vida há apenas alguns anos. Eu ainda vou lá às vezes, escorregando para aquele lugar escuro onde os nomes e rostos dessas pessoas que muitas vezes me disseram que eu desapontei passam pela minha mente, e também, aqueles que intencionalmente ou não me machucaram, voltam a me assombrar. Mas eu também aprendi, da maneira mais difícil, que absolutamente preciso ficar confiante em três coisas:

Minha identidade como filho de Deus, o que significa que apenas Sua aprovação importa.
Meu chamado, que é irrevogável, e que é inteiramente pela graça.
Meu foco na Grande Comissão, que é nosso principal objetivo.

Aqui está o problema ...

Um dos maiores fardos que os pastores carregam é a pressão constante para pensar em todos. Encorajo aos pastores a passarem por isso e focarem nas pessoas menos atendidas, nos perdidos e nos últimos que precisam de Jesus. Mas, inevitavelmente, os cristãos tendem a colocar os pastores de volta na caixa de ser o capelão ao invés de ser o profeta.

Uma parte inevitável de ser pastor, como aprendi da maneira mais difícil por mais de 20 anos, é que não posso dar atenção personalizada a todos. Eu mantenho uma lista de necessidades de oração e busco estar presente na vida do rebanho quando posso, mas eu pessoalmente não posso cuidar de todos. Tampouco a igreja, como uma mera instituição consegue satisfazer as necessidades e vontades de todo mundo o tempo todo. Muitas vezes, é necessário que haja esse tipo de relacionamento mútuo que se desenvolve com os crentes, onde procuramos ajuda na igreja, mas também não colocamos expectativas irreais sobre os outros.

Eu posso testemunhar a azia que causa, ouvir comentários do tipo: "Eu estava sofrendo e você não estava lá pra mim ...", "Eu faltei no culto duas semanas seguidas e ninguém me procurou ...", "Eu passei por uma provação e você estava muito ocupado pregando para notar ...

O grito: Aaaaaaaaiiiiiiiií!

Esta não é uma sessão de reclamação ou mesmo um discurso retórico. Estou muito feliz como o pastor da igreja onde sirvo, e em cinco anos de blogues, eu mencionei isso apenas algumas vezes. Mas três anos e meio depois da minha chegada, parece que estou ouvindo mais vezes. Isso me lembra do que pastores de todos os lugares lutam e sofrem exatamente com esse tipo de coisa.

Se você não é cristão, não falo com você. Se você é um novo cristão, precisa da igreja e de sua liderança. Mas para aqueles que são crentes por algum tempo, deixe-me lembrá-lo de uma grande e importante verdade: não é sobre você. Parou de ser sobre você quando você foi resgatado, salvo e encontrou seu lugar na equipe de resgate ao lado de outros socorristas. Deste ponto em diante, de uma forma ou de outra, você deve começar a assumir a responsabilidade por sua própria saúde espiritual e emocional.

O que pode ser mais realista ...

Talvez uma situação mais realista seria ter algumas expectativas de pastores mais apropriadamente humanas.

Se eu te decepcionei, sinto muito. Eu realmente não tive a intenção de machucá-lo. Se algum outro pastor te decepcionou, saiba que ele provavelmente se importa muito mais do que você está pensa. Mas para que você saiba o que esperar de mim no futuro, deixe-me ajudá-lo a entender o que eu considero o papel bíblico dos pastores (de acordo com Atos 20, 1 Pedro 5, João 22, 2 Timóteo 3 e 4, e muitos outras passagens).

O primeiro e principal papel de um pastor é alimentar o rebanho. Isso implica passar muito tempo a sós com Deus em oração e estudo, garimpando as verdades de Deus e ensinando consistentemente à congregação, a longo prazo, todo o conselho de Deus. Muito do nosso aconselhamento não pode ser feito individualmente, mas isso pode ser feito quando abordamos uma série de tópicos bíblicos no púlpito. O pastor é o principal guardião do rebanho designado para proteger o corpo do erro doutrinário. O evangelho, que é o cerne e fundamento de quem a igreja deve ser, é ameaçado diariamente de todos os lados. O primeiro papel do pastor é esclarecer o evangelho repetidamente.

O segundo papel de um pastor é liderar o rebanho. Isto é, ele é o principal visionário da igreja local. Impedir seu trabalho com fita vermelha é inaceitável. Se ele tem o evangelho certo e vive de acordo com as qualificações encontradas em 1 Timóteo 3, deixe-o liderar. Ele é um pastor. Ele é totalmente capaz de ouvir a direção de Deus e mover o rebanho para frente. Seu pastor nunca tem permissão para manipulá-lo ou espiritualmente abusar de você. A palavra "autoridade" não se encaixa tanto quanto a palavra "influência". As seitas começam com uma ênfase indevida na “autoridade” do líder sobre o rebanho enquanto as igrejas florescentes vivem sob a liberdade do líder de influenciar.

Então quem atende às necessidades dos indivíduos?

Os indivíduos fazem. Uma leitura rápida do Novo Testamento revela dezenas de comandos “uns dos outros”. Os cristãos são responsáveis por cuidar uns dos outros tanto quanto possível em tempos de fraqueza, doença e sofrimento. Mas à medida que as igrejas crescem, os crentes também precisam ter um entendimento de que, para ser cuidada pela comunidade, devo me envolver na comunidade. Isso significa ficar conectado. Como?

Comprometer-se com a adesão, que é muito mais sobre responsabilidade do que privilégio. É uma maneira de dizer: "Acredito que estou aqui para carregar o meu peso nesta família e estou indo a todo vapor". E parte da associação não é apenas participar do encontro de fim de semana, mas estar em sintonia e contato a semana toda, o que é essencial.

Decida crescer em maturidade. Embora os pastores devam “alimentar o rebanho” em um sentido geral, eles não podem assumir responsabilidade em algumas horas por semana pela saúde espiritual de cada membro da igreja. Mergulhe na Palavra, ore, dê e continue envolvido.

Envolva-se no ministério da igreja, servindo aos outros e fazendo parte da vida de todos. Os pastores devem equipar as pessoas para o ministério, mas o ministério pertence a todos os membros. Veja Efésios 4 para a história completa sobre isso.

Aproprie-se da missão. A Grande Comissão é absolutamente prioridade máxima para a igreja. Qualquer igreja que se volte para dentro e se concentre em atender a todas as necessidades dos crentes, enquanto reduz a energia anteriormente investida para alcançar aqueles que estão fora da fé, já começou a se preparar para seu próprio funeral.

Existem maneiras melhores de se separar.

Surpreendentemente, a maioria das pessoas que participaram do inicio da nossa igreja passou pra outras comunidades ou se afastaram de vez do Senhor,  por uma série de razões. Ainda mais surpreendente é que em quase todos os casos, qualquer tipo de amizade parece ter sido rompida. Eles saíram mal. As diferentes motivações apenas apontam para necessidades que não pudemos suprir ou diferenças que eram grandes demais para o sangue de Jesus cobrir! Agora, isso é impossível, mas a teimosia humana forçou a separação dos nossos caminhos.

Deixar uma igreja nem sempre é uma coisa ruim, mas a saúde relacional exige conversas e expressões honestas. Quando isso acontece, meu coração e minha consciência são muito mais claros. Algumas pessoas deixam sua igreja em bons termos, como ajuda para outro rebanho em dificuldades ou para buscar uma oportunidade de servir em uma congregação diferente. Diferenças na doutrina às vezes podem ser razões legítimas. Diferentes estilos no ministério podem ser motivos doloridos, ainda assim pertinentes e legítimos. Contudo, o Senhor não tolera maximizar o problema e minimizar a cruz. Irmãos no sangue de Jesus NÃO PODEM SER INIMIGOS!

Enfim...

Eu te amo. Seu pastor provavelmente ama você também. Me desculpe se eu te decepcionei. Vou tentar fazer melhor. Mas para minha própria saúde espiritual e emocional, e a sua também, decidi encontrar minha confiança em minha identidade em Cristo, meu chamado pela graça, e minha comissão de deixar as noventa e nove no rebanho para ir atrás daquele que está perdido. Quando tento te manter feliz, eu falho com ambos.

Pastor Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas