3 Passos para o mais excelente jogo de Esconde-Esconde


Há muito, muito tempo atrás, em uma terra distante chamada minha infância, nosso clube de crianças da igreja teve um acampamento de uma semana na fazenda Babaçú. Além dos muitos jogos e atividades que foram oferecidas às crianças, durante o tempo livre que tivemos, enquanto crianças mais velhas jogavam futebol, os mais novos brincavam de esconde-esconde.

Eu li em algum lugar hoje que brincar de esconde-esconde é uma parte tradicional de todas as nossas infâncias e com os benefícios que dá às crianças em crescimento, é uma tradição que deve ser levada para o futuro.

No entanto, quando a noite chegou, algumas das crianças mais velhas queriam jogar o jogo de forma um pouco diferente. Você vê, eu costumava roncar muito alto, e assim, eles decidiram me esconder longe de todos os outros, jogando uma versão do jogo que eu chamo de “esconde-e-vai-dormir”. Então, enquanto dormia, eles arrastaram o meu colchão e saco de dormir para o refeitório, tornando possível que eles dormissem longe do incomodo do meu ronco.

Tia Leni, diretora da liga juvenil, logo percebeu que eu estava desaparecido e me procurou por todo o lugar. No lugar da minha cama, deixaram um desenho (Pedro Lemos). Na arte, eu dormindo no refeitório, chupando o dedo na companhia dos sapos, que pareciam estar bem incomodados com o meu ronco. A tia Leni chegou a procurar até mesmo dentro do forno, ela achava que eu estava aprontando alguma arte ou pegadinha, enquanto, o tempo todo, a vítima era eu. As vezes da vontade de fazer isso com alguns irmãozinhos na igreja. Aí eu me lembro de como me senti naquela noite.

Eu me senti muito horrível. Eu me senti excluído, indesejado. Senti como se as outras crianças não gostassem de mim o suficiente para suportar uma noite de insônia de respiração pesada. Hoje, notei que nas igrejas adultas, algumas das crianças também não parecem querer passar por momentos incômodos em que os novos cristãos estão apenas fazendo o que fazem, quer acordados ou dormindo.

Nos Salmo 133, Davi, o jovem rei propõe uma atitude diferente para a igreja cristã. Ele diz: “Quão bom e quão agradável é para os irmãos viverem unidos!” Este salmo nos traz uma breve lição sobre unidade e amor fraterno, que, se não observarmos a miséria das disputas entre as pessoas. A vida se torna enfadonha e infeliz. Por isso, temos de dizer e cantar até que todas as pessoas sejam convencidas a viver juntas em paz.

Alguns dizem que o rei Davi escreveu este salmo por causa da união entre as tribos quando todos se encontraram para torná-lo rei. É um salmo de uso geral para todas as sociedades, cada vez menor, civil e sagrada. Descobri que esta passagem fala à igreja hoje como um mandamento que ensina:

1) A doutrina da felicidade do amor fraterno (v. 1). Os jogos são divertidos, mas todos devemos estar atentos aos nossos irmãos e irmãs mais novos na igreja. Mesmo que eles nos causem incomodo ou até mesmo dor. Não podemos arrastá-los pra longe e nem zombar de suas fraquezas.

2) A ilustração dessa doutrina, em duas situações comuns: É como o fino óleo sobre a cabeça que desceu sobre a barba, sobre a barba de Arão, Que desceu sobre a bainha de suas vestes; (v. 2). O que significa esse óleo? Unção. Bênção. Consagração. O papel de Aarão como sumo sacerdote, e mediador entre Deus e o homem. Esta é a imagem do óleo sendo tão espesso que está derramando na barba e as roupas de Aarão. É uma imagem do lugar onde a bênção de Deus transbordou e as pessoas tiveram harmonia umas com as outras por causa disso. 

3) Como o orvalho do Hermom, que desceu sobre os montes de Sião. (v. 3) Qual é o significado deste orvalho? Na região montanhosa de Israel, a chuva é escassa, apenas caindo durante um curto período do ano, então o orvalho é tão importante quanto a chuva. Neste período, o orvalho se forma durante a noite, possibilitando o crescimento das frutas e plantações. Sem isso, não amadurecerão e murcharão.

Eu não descobri até de manhã, mas meu irmão mais velho (tem o nome do rei Davi) estava cuidando de mim. Ele me pegou e me levou para um lugar seguro para dormir, bem ao lado dele. Ele não se importou que eu roncava. Eu sou seu irmão mais novo, e ele guardava as minhas costas, e me protegia, não importando o quanto eu pudesse ser de incomodo. Sua atitude foi e é para mim o verdadeiro significado do Salmo 133.

Isso tem um grande valor para mim. Este versículo fala sobre o orvalho do Monte. Hermom caindo nas montanhas de Jerusalém. Acho maravilhoso que essa imagem de orvalho produza um grande segredo usado para descrever o efeito de unidade. 
Em nossa cultura, parecemos valorizar a individualidade e o conforto ao invés de aprender a se submeter e trabalhar ao lado de outras pessoas para atingir uma meta maior. Como o meu irmão fez. Protegendo-me em meu sono, não se importando com o volume. Atitudes como essa, imprimiram em mim um caráter de cuidado e unidade que regou uma vida de boas experiências e grande colheita para a igreja de Cristo. Mudou e redimiu o sentimento daquele acampamento

Então, da próxima vez que você e sua igreja decidirem jogar qualquer tipo de jogo, lembre-se da palavra final deste Salmo: “Pois lá o Senhor mandou a bênção, vida para sempre”. Seu esconde-esconde deveria ser mais inclinado a Encontre-Ache. Então feche os olhos, conte até dez e, pronto ou não, aqui vamos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas