Como lidar com o luto na morte dos animais de estimação


Um tempo de mudança:
Ultimamente, tenho lutado muito com mudanças. Eu nunca fui um grande fã de mudanças. Foi difícil mudar de cidades na minha infância, por exemplo quando mudei de Jaú para Brasília, da cidade onde tive meus primeiros amigos. Então, quando finalmente me adaptei em Brasília, novamente, mudamos para os Estados Unidos. Lá, de Filadélfia a Boston, a Florence e de volta a Boston, para depois voltar a Brasília, e depois ao Seminário em Campinas e Goiânia, e de volta a Brasília, depois de São Paulo a Mogi. Foram tantas mudanças. Uma vida inteira deixada pra trás muitas vezes, aqui e no exterior. Fiquei feliz em mudar quando conheci Marcia e nos casamos e isso mudou completamente nossas vidas, e desde então, as mudanças sempre foram um pouco mais comuns e fáceis, às vezes. Quatro anos atrás, tivemos uma enorme mudança de ritmo quando respondemos ao chamado de Deus para vir ao Japão. Então aqui vai! (Ufa) Algumas mudanças são mais fáceis, outras são mais difíceis ...

Hoje, eu estava assistindo a um episódio de “Parks and Recreation” (Hoje é meu dia de folga), e um homem chamado Ron conta a Ron Swanson, que está tendo dificuldades para lidar com a morte de um amigo, que a única coisa consistente na vida é a mudança. Para aqueles de nós que são teimosos para mudanças, essa verdade é por vezes a mais difícil de engolir.

A morte, como Ron dizia, é uma grande mudança que todos têm de enfrentar em algum momento de sua vida e, por algum motivo, parece que a morte está em toda parte. Michael Jackson faleceu, e depois o amado ator Robyn Williams também morreu. Billy Graham morreu e R.C. Sproul morreu. (Elvis não morreu—Oh moleque!). A morte afeta a todos. Fãs desconhecidos e adorados, amigos e parentes morrem e deixam o seu impacto de sofrimento. Cada um de uma forma, cada pessoa a sua dor.  Da mesma forma, aqui estou escrevendo isso ainda sob o efeito do meu amado padrinho Marcos, que finalmente faleceu devido a uma doença que o acometera. Isso é horrível, certo? A morte é a maior e mais dolorosa mudança que alguém pode enfrentar. Alguém que você e muitos outros amaram e estimam se foi para sempre, e deixa um buraco em seu coração que nem mesmo 15 mini-biscoitos de chocolate chip podem preencher (sim, eu comi 15 mini-biscoitos de chocolate chip hoje, e eu planejo comer mais).

Então, como você lida com a morte de um ente querido, a morte de uma celebridade amada ou a morte de uma ou centenas de pessoas que você nem conhece? A morte é assustadora. É absolutamente aterrorizante. Talvez você acredite que tudo na vida acontece por um motivo. Talvez alguns morram para nos ensinar lições, para nos ensinar a amar ou a nos ensinar a deixar ir. Talvez você acredite que não há paraíso ou inferno e que uma vez que você passa, você está morto e desaparecido, ou talvez você acredite que nossas almas vão para outro lugar nesta terra. O John Lennon (morto) nos conclamou a simplesmente imaginar... Não sei em que você acredita e, com certeza, também não tenho todas as respostas. Não importa o que você acredita, esteja certo de que Deus sabe e ele nos ama, e ele prometeu que o último inimigo, a morte seria morta. Por quê? Porque Jesus ressuscitou de entre os mortos. E isso faz toda a diferença.

A viúva de um amigo (este amigo morreu no ano passado) postou algo no Facebook a respeito do falecimento de seu marido que me fez rir: “Embora seja uma grande falta aqui, os tenores do coral celeste ficaram muito mais fortes e divertidos". Que bela imagem, não é?

Todo mundo lida com a morte de forma diferente. Algumas pessoas tentam se manter positivas e lembrar de todas as memórias amorosas que tiveram juntas, algumas se embebedam e ficam na cama por alguns dias, algumas ficam confusas e não sabem o que fazer - é assim que eu me sinto sobre tudo da morte que parece estar à espreita. Quem é o próximo? Eu acho que uma das partes mais perturbadoras da morte é que você percebe que qualquer um de nós pode ser o próximo. A morte poderia te escolher logo em seguida.

Ok, então aqui vou eu de novo. Vivendo no Japão, longe de TODOS que eu amo. Meus pais já grisalhando e sentindo os efeitos da terceira idade, meu irmão, irmã, cunhado, cunhada, e meus sobrinhos. Gêmeos e gêmeas, gênios, geniosos e geniais – Longe de nós. Mogi para Philly pro interior goiano para Nagoya. Essa é uma longa e ampla gama de preocupações que eu realmente tenho que me render ao nosso Senhor, sabendo que ele nos ama e tem uma missão para nós. (Aqui vou eu novamente). Ok, para resumir a longa história. Eu recebi a ligação ontem - (as ligações do Brasil pra cá, sempre causam um pouco de aflição, até que a gente se fale um pouco e saiba que as noticias são: ok!). Meu irmão disse alguns “ois” e “tudo bens” e conversa fiada, mas logo percebi que era um daqueles telefonemas. Aí então ele disse: "Danny, eu tenho algumas notícias tristes ..." Você vê, quando você mora longe de seus entes queridos, estas são realmente as palavras mais difíceis que alguém pode dizer. Você começa a esperar o pior.

Eu realmente senti algum alívio quando ele finalmente saiu com o assunto. Minha adorável cachorrinha preta morreu. Ela (em inglês IT) enrolou-se debaixo do carro e morreu em uma noite fria em Mogi das Cruzes. Eu realmente amei essa cachorra. Nina, como a chamamos, tinha uma história real conosco. Muitas vezes Nina me deu bons motivos para agradecer e louvar a Deus: Nina tinha me advertido sobre ladrões em nossa casa, tantas vezes nos alertou sobre cobras e perigos. Corria para descobrir se estávamos bem quando a chamávamos...(ou pra ver o que tinha pra comer).  Nina era uma boa cachorra. Nasceu em 17 de novembro de 2006 e seu corpo foi para o chão ontem. O que acontece com a sua alma? Os cães têm almas? Lembro-me de um filme cujo título era: "Todos os cães vão para o céu", e você sabe o que? Eu pedi a Deus ontem, que um dia eu possa ver aquela coisinha preta e orelhuda, que eu considerei minha amiga. Eu me pergunto se em um paraíso cachorrês, Honey e Alleph, e Madame Meihn, e Pett, e Dolly e Toby, e Shoyu, e Kairos, e Kronos, e Black e Decker estão todos correndo por aí latindo ou correndo atrás de um passarinho (será que eles vão pro céu?). Deixo aqui a minha homenagem póstuma também, ao Sigmund Freud, meu gato, à Young, à Chessy, ao Fandemim, e à mais especial gatinha, a Nails (Neusinha) Itioka! Todos muito queridos, fizeram parte da história da minha família.

O choque e a dor que vêm com a perda de um animal de estimação são profundos. Aos olhos de Deus, sua dor e perda são muito reais e você encontrará conforto ao longo do tempo. Considere Mateus 5.4, que diz: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.

Outros podem não ter empatia com a profundidade do relacionamento que você teve com seu animal de estimação, mas isso não significa que nunca foi verdadeiro. As pessoas consideram seus animais de estimação como parte da família. Embora os bichos não sejam gente, e portanto não devem receber o mesmo valor de pessoas, os animais de estimação amam seus seres humanos da mesma maneira que são amados (ou mais). Não se sinta envergonhado ou culpado pelo falecimento do seu querido amigo animal, mas valorize os momentos especiais que você compartilhou com seu animal de estimação.

Lidar com a perda pode parecer impossível, mas acredite que você conseguirá, com a ajuda de Deus. Existem maneiras saudáveis de trabalhar o processo de luto para se sentir mais em paz e consolado.

Quase todo mundo já perdeu um animal de estimação querido. Eles se tornam parte da história familiar e muitos casais que não têm filhos consideram seus animais de estimação como seus próprios filhos. Então, o que acontece com os animais depois que eles morrem? Vão para o céu? Será que algum dia veremos nossos queridos filhotes de novo? Qual é o seu destino? O que a Bíblia diz sobre os animais depois que eles morrem? Esses preciosos animais amados incluem cães, gatos, cavalos e até mesmo alguns animais de estimação pouco ortodoxos que as famílias passaram a amar e a sofrer depois de terem partido. Já criei cobras, lagartos, lacraias, ratos, louva-deus, porquinho da índia (ainda os tenho), papagaio, tartaruga, peixinhos de aquário e centenas de outras criaturas que fizeram parte de quem eu sou, de quem a minha família é. Vamos ver o que a Palavra de Deus diz sobre se os animais ou animais de estimação vão ou não para o céu?

Animais de estimação compõe a história da família
Os animais de estimação são parte da família? Isto pode parecer uma questão trivial para algumas pessoas, mas para aqueles que têm animais de estimação, esta é uma pergunta que foi feita particularmente após a morte de seus animais de estimação. O que a bíblia diz sobre bebês, crianças pequenas que morrem antes de aceitar Jesus Cristo como Salvador ou bebes que foram assassinados ainda no útero? Um bom argumento pode ser feito de que Deus mostra um favor especial aos filhos da aliança que morrem, de modo que os crentes possam ter mais confiança do que os outros de que seus filhos que morrem na infância estão entre os eleitos. Essa ideia está implícita no fato de que Deus não trata seu povo da aliança com a mesma rigidez com que ele trata os outros. Pelo contrário, com o seu povo da aliança, ele é lento para se irar e rápido para mostrar misericórdia. Ele também tem um amor especial pelos filhos dos crentes (Sl 103.17). Além disso, o amor de Deus pelos crentes inclina-o a ser bom para os crentes, e a Bíblia nos diz que as crianças são um presente de Deus para os crentes (Sl 127.3). Isso implica que uma maneira pela qual Deus abençoa os membros da aliança é tratando seus filhos com misericórdia (compare Gênesis 26.24; 1Reis 11.12). Além disso, a bênção ideal que Deus descreve para seu povo inclui a vida e a bênção de seus filhos (Isaías 65.18-23), criando para nós uma expectativa de que Deus será bom para nossos filhos mesmo quando morrerem na infância (ie, que ele os elegeu). Quando os pais perdem um filho, eles podem ser consolados com esse fato, mas isso não significa que não serão afligidos. Acontece, que essa é a doutrina que diz respeito às pessoas, não aos bichos que adotamos ou compramos para o nosso prazer. 
Lembro-me de perder muitos outros animais de estimação e perdê-los é doloroso; nossa família tem se entristecido com aqueles que também perderam seus animais. Eles fazem parte da família. Eles são tratados, muitas vezes, como uma criança e eu tive alguns animais de estimação sobre os quais pensava serem humanos, pela maneira como agiam. Eles não são. Eles são acervo para a Família e compõem a história dela. Eles são o que são. Animais a serviço da humanidade. Ativos para a Família. Só nesse sentido, podem ser chamados de membros da família.

Conheço vários casais incapazes de ter filhos e que, por isso, são especialmente apegados aos seus animais de estimação e os amam como fariam com seus próprios filhos, se fossem capazes de tê-los. Muitos casais idosos e aqueles que viram um cônjuge morrer são deixados apenas com seus animais de estimação, e o companheirismo deles os sustenta através de muitos dias solitários e longas noites. O amor de um animal de estimação é, muitas vezes, completamente incondicional. Eles não se importam com o seu dia, o que deu errado no trabalho, qual é o seu humor quando você chega em casa. Eles estão sempre prontos para pular em seu colo e estão tão cheios de alegria ao vê-lo que demonstram esse amor em suas ações. Quantas vezes cheguei em casa de um dia duro no trabalho apenas para ver meus cachorros ou gatos correrem de alegria para me cumprimentar. A demonstração de alegria ao me ver me fazia esquecer o dia difícil que tive, porque eles estavam lá para cumprir uma expectativa ansiosa (redundância intencional).

Cristãos famosos que afirmaram que os animais de estimação vão para o céu:
Randy Alcorn em seu livro chamado "Heaven" afirma que os animais estarão presentes no Reino dos Céus. Autores cristãos famosos que acreditam que os animais de estimação vão para o céu incluem: C.S. Lewis, Peter Kreeft, Sylvia Brown, Niki Behrikis Shanahan, James Herriot e dezenas e dezenas de outros; a lista de pastores, teólogos e clérigos cristãos é muito longa para listar aqui. É suficiente dizer que muitos cristãos acreditam que os animais de estimação vão para o céu e que haverá animais no céu.

O que a Bíblia diz sobre os animais
Vamos dar uma olhada nas escrituras que se relacionam com os animais e o que é dito sobre eles:

Eclesiastes 3.18-21: “Quanto aos humanos, Deus os testa para que eles vejam que são como os animais. Certamente o destino dos seres humanos é como o dos animais; o mesmo destino aguarda os dois: quando um morre, morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego (literalmente “espírito”); os humanos não têm vantagem sobre os animais. Tudo é sem sentido. Todos vão para o mesmo lugar; todos vêm do pó e ao pó todos retornam. Quem sabe se o espírito humano sobe e se o espírito do animal desce à terra? ”

Jó 12.10 "Em sua mão está a vida de toda criatura e o sopro (literalmente" espírito ") de toda a humanidade."

Gênesis 9. 9-10 “Estabeleci agora o meu pacto convosco e com os teus descendentes depois de ti e com todos os seres viventes que estais contigo - os pássaros, os rebanhos e todos os animais selvagens, todos os que saíram da arca. com você - toda criatura viva na terra.

Gênesis 9.16 “Sempre que o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrar-me-ei da aliança eterna entre Deus e todas as criaturas vivas de todo tipo na Terra”.

Gênesis 6.19-22 “Deves trazer à arca dois de todos os seres viventes, macho e fêmea, para os manter vivos convosco. Dois de todos os tipos de pássaros, de todos os tipos de animais e de todos os tipos de criaturas que se movem ao longo do solo, virão até você para serem mantidos vivos. Você deve pegar todo tipo de alimento que deve ser comido e guardá-lo como alimento para você e para eles. ”Noé fez tudo exatamente como Deus lhe ordenou.”

Gênesis 1.30 “E a todos os animais da terra e todas as aves do céu e todas as criaturas que se movem pelo chão - tudo o que tem o sopro de vida - dou a cada planta verde alimento”.

Oséias 2.18 “Naquele dia farei um pacto para eles com os animais do campo, os pássaros do céu e as criaturas que se movem pelo chão. Arco e espada e batalha serão abolidos da terra, para que todos possam se deitar em segurança ”.

Lucas 12. 6 “Não são vendidos cinco pardais por dois centavos? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus ”.

Animais no céu
A Bíblia indica que os animais existirão após seu retorno e o começo do Reino, como Isaías 11.6-9 diz: 

“O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro e o leão e o passar o ano juntos; e uma criancinha os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos e o leão comerá palha como o boi. A criança vai brincar perto da toca da cobra, a criança vai colocar a mão no ninho da víbora. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar ”. Eis a Palavra de Deus, declarando que os animais ainda existirão no futuro, depois da vinda de Cristo.

Eclesiastes menciona que há um "espírito" no homem, mas também nos animais em (3.19, 21), mas isso não significa necessariamente que é um espírito eterno.

Apocalipse 19.11-14 indica, por exemplo, que Jesus retornou à Terra com seu exército de santos em cavalos brancos: “Eu vi o céu de pé aberto e diante de mim havia um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Com justiça ele julga e faz guerra. Seus olhos são como fogo ardente e em sua cabeça há muitas coroas. Ele tem um nome escrito nele que ninguém sabe, mas ele mesmo. Ele está vestido com uma túnica mergulhada em sangue, e seu nome é a Palavra de Deus. Os exércitos do céu o estavam seguindo, montados em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e limpo ”.

Confie que Deus está no controle de toda a sua criação
Qualquer dor que seu animal de estimação possa ter experimentado já não é mais. Não há mais sofrimento e seu animal de estimação está agora em paz. Deixe isso aliviar seu coração.

Reconheça seu luto como válido
Não é um animal aleatório que você perdeu. Seu animal de estimação era um membro valioso da sua história familiar. Mas não um membro, nem uma pessoa.

Reconheça que seu luto é válido. Pesquisas apoiam o fato de que uma perda de animal de estimação é tão devastadora quanto a perda de um amigo ou membro da família. Nenhuma pessoa lamentou da mesma forma e não há registro de data e hora no processo. Pelo menos 87% dos donos de animais sentem um sintoma de tristeza após a morte do animal. Seis meses depois, 35% dos donos de animais continuam sofrendo, e mais de um ano depois, 22% ainda sentem essa perda dolorosa.

Quanto tempo dura a sua dor e como você escolhe o processo de luto são todos válidos. Você pode sentir os cinco estágios da tristeza como faria com qualquer pessoa amada: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Aproveite o tempo que você precisa para lamentar sua perda em todos os seus estágios e saiba que sua dor é real.

Estenda a mão aos entes queridos que perderam animais de estimação
Outros amigos e familiares do proprietário do animal de estimação experimentaram a dor pela qual você está passando e terão empatia com muitos aspectos da sua dor. Estenda a mão aos seus entes queridos e deixe-os dar conforto ao seu coração.

Compartilhe histórias das lindas lembranças de seu bichinho e fale sobre as lutas pelas quais você está passando diante da dor. Deixe os outros ajudarem a carregar o peso.

Honre a passagem do seu animal
Como você faria com a morte de um ente querido, um serviço funerário e um memorial ajudarão você a marcar a morte de seu animal de estimação. Não é "demais" homenagear seu animal de estimação dessa maneira, porque seu relacionamento com ele foi importante e transformador. Seu animal de estimação tinha uma personalidade doce, maluca ou rabugenta e é um ser único, como qualquer outra pessoa! Mas lembre-se da perspectiva. As pessoas vêm antes dos animais. E algumas pessoas estão sofrendo a perda de um marido pai e filho. Tenha cuidado para que seu sofrimento não ultrapasse a perda de uma pessoa.

Reúna-se com familiares e amigos para contar histórias sobre cada um dos seus animais de estimação. Convide outras pessoas para trazer fotos e comida, como em qualquer serviço memorial. Crie um álbum de recortes especial com fotos de seu animal de estimação e grave memórias dele ou dela de seus entes queridos. Olhando para trás, essas memórias ajudarão a aliviar a sua dor.

Quando um bicho morre, você pode não sentir vontade de falar a respeito. Você não precisa dizer nada, mas considere o registrar num diário como uma opção. Escrever ajuda a trabalhar no processo de luto e ajuda você a acompanhar como está se sentindo. Um diário não é um lugar de tristeza, mas de crescimento, e você também pode escrever sobre os momentos felizes.

Não importa quão pequeno ou quanto, deixe as palavras fluírem de sua caneta e coração para a página. Ninguém mais tem que ler estas palavras, mas uma revista fornece um lugar para os sentimentos e um refúgio para o seu coração quando ninguém mais parece estar ouvindo.

Orar
Ofereça sua dor a Deus, pois isso não é um fardo para ele. Ele está sempre ouvindo. Não importa quão confusas sejam suas palavras, deixe seu coração falar com ele. Deus conhece o seu coração melhor.

Pegue sua Bíblia e leia Apocalipse 21.4: “Ele enxugará toda lágrima de seus olhos. Não haverá mais morte, luto, choro ou dor, pois a velha ordem das coisas já passou. ”Quando o sofrimento de seu animal de estimação cessar, o tempo também curará seu sofrimento. Deixe que ele compartilhe sua dor e deixe que ele limpe seus olhos tristes.

Seu animalzinho encontrou a paz, e você encontrará também o conforto enquanto o peso da dor facilita. Com a ajuda da família, amigos e Deus, o fardo não será tão pesado. Estenda a mão para os outros e honre a memória do seu animal de estimação. Saiba que sua dor é válida, única e um reflexo do vínculo poderoso entre você e sua Família, e a parte que seu animal de estimação desempenhou para trazer alegria e felicidade a você.

A conclusão

Ao examinar as escrituras, simplesmente não temos apoio bíblico para afirmar com certeza se nossos animais de estimação estarão no céu, mas parece que os animais existirão no Reino dos céus (Isaías 11.6-9). Se nossos animais de estimação forem ressuscitados ou não, simplesmente não podemos dizer com certeza. Uma questão mais importante é se você, o leitor, estiver no céu. É inútil ponderar a questão de saber se o seu animal de estimação vai para o céu se você mesmo não estiver lá. A única maneira de ter certeza é ter certeza de que você pode ir até lá. Decida hoje seguir a Jesus Cristo como seu Salvador e ter plena certeza de que você irá para o céu e receberá a vida eterna. Quando aprendemos que Jesus se entregou por pessoas, e que deu às pessoas o uso, o proveito, o alimento, a diversão dos animais, aprendemos também a colocar uma perspectiva correta de peso quanto ao valor dos animais em comparação com o valor das pessoas. Quanto aos seus animais de estimação estar no céu ou não, a única maneira de descobrir é chegando lá. E nesse caminho, a regra é amar a Deus sobre todas as coisas e ao PRÓXIMO como a si mesmo. Essa é a minha oração por você.

Comentários

  1. Amém Pastor! Lindo texto.
    Sentido-me abençoada.
    É bom saber que talvez reencontraremos todos os nossos bichinhos . Esses seres são anjos em nossas vidas. Dão amor sem exigir nada em troca.
    Sinto muito pela sua Nina..coitadinha estava com frio. Que o Senhor os console de tamanha perda.
    Continuo orando muito por vcs daqui do Brasil.
    Vocês são benção em nossas vidas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas