Não se esqueça de Lembrar


Uma placa no consultório de um psiquiatra diz: "Pagamento adiantado para  pacientes com amnésia". Deus quer que nos lembremos de algumas coisas e esqueçamos algumas coisas. O problema é que nos esquecemos das coisas que precisamos lembrar, e nos lembramos das coisas que devemos esquecer. Esquecer significa que nós escolhemos abrir mão daquilo que nos aflige,  e parar de pensar em uma memória ruim para que possamos continuar com a vida. Retirar da memória é uma forma de dizer, que aquilo não tem mais o peso que tinha antes. O apóstolo Paulo nos disse: “Esquecendo o que está por trás” (Fp 3:13). Aqui estão 3 coisas para esquecer:

1. Esqueça seus pecados do passado. Você se sente culpado por algo que fez? Quando você aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor, Ele perdoou todos os seus pecados e limpou a lousa completamente limpa. Deus diz: “Não mais me lembrarei dos seus pecados” (Hb 8:12). Não temos o direito de lembrar o que Deus esqueceu.

2. Esqueça a aflição do seu passado. Se você mantiver suas mágoas, acabará se tornando amargo. A falta de perdão significa que você não deixa o que alguém fez com você. Pare de apertar o botão “play” no DVR em sua mente. Tome a decisão de deixar sua mágoa, coloque a situação dolorosa nas mãos de Deus e pare de falar sobre isso.

3. Esqueça seus arrependimentos passados. Arrependimento significa que você continua chutando a si mesmo sobre decisões que deveria ter tomado ou que não deveria ter feito. No entanto, sua decisão ou indecisão não pegou Deus de surpresa. Efésios 1:11 diz que Deus “opera todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade”. Você não pode mudar nada em seu passado, mas Deus pode guiá-lo de onde você está agora.

O resto da sua vida pode ser o melhor da sua vida se você parar de recordar as coisas que Deus quer que você esqueça.

Lembrar significa que escolhemos os pensamentos em que nos debruçamos. Deus quer que nos lembremos de algumas coisas e esqueçamos algumas coisas. Lembrar trará sentimentos do passado - sejam eles bons ou ruins.

Deut. 6:12 diz: “Cuidado para não esquecer o Senhor”. Algumas pessoas podem passar o dia todo e nunca pensar em Deus. Alguns podem passar uma semana inteira sem pensar nEle. Nós nos esquecemos de Deus, ampliando as lacunas no tempo quando pensamos nele. Precisamos nos lembrar dessas três coisas:

1. Lembre-se da fidelidade de Deus. Deus disse a Israel para lembrar como Ele os conduziu fielmente através do deserto (Deuteronômio 8: 2). Se não nos lembrarmos de Deus no deserto (tempos difíceis), então não nos lembraremos Dele na Terra Prometida (bons tempos). Se você está passando por um momento de incerteza, lembre-se de que "Fiel é aquele que te chama, e ele também fará acontecer" (1 Ts 5:24).

2. Lembre-se da bondade de Deus. Um tio deu alguns doces para sua sobrinha. A garota não disse nada, então sua mãe disse: "O que você diz?" A garota disse: "Você tem mais alguma coisa?" Quando Deus nos abençoa, precisamos nos lembrar de agradecer a Ele.

Antes de Israel entrar na Terra Prometida, Deus lhes disse: “Vocês abençoarão (agradecerão) ao Senhor seu Deus pela boa terra que Ele lhes deu” (Dt 8:10). Ele então avisou que eles poderiam esquecê-Lo depois de receberem todas as Suas bênçãos: “Cuidado para não se esquecer do Senhor seu Deus ... para que não comam e estejam satisfeitos e construam boas casas e vivam nelas ... quando tudo o que você multiplica-se, então o seu coração se torna orgulhoso e você se esquece do Senhor seu Deus ”(Deut. 8: 11-14). Lembre-se de que Deus é a fonte de suas bênçãos.

3. Lembre-se de que você é filho de Deus. Quando você recebeu Jesus como seu Senhor, você se tornou Seu filho, Ele perdoou todos os seus pecados, deu-lhe a vida eterna e deu-lhe a Sua justiça (2Co 5:21). Você tem um novo status aos olhos de Deus. Não se esqueça disso.

Aprendi que consigo me lembrar dessas coisas lendo a Palavra dele todos os dias, permanecendo em contato com Ele através da oração e relembrando todas as coisas boas que Ele fez por mim. Vai funcionar para você também.


---------------------------------------------------------------------------------

Ilustração original retirada com permissão de capa do livro*

Swindoll's Ultimate Book of Illustrations & Quotes: Over 1,500 Ways to Effectively Drive Home Your MessageHardcover – July 22, 2003


Comentários

Postagens mais visitadas