Como vencer argumentos e encontrar as marcas da maturidade cristã


Alguns garotos de idades diferentes brincavam no parquinho  de uma das super quadras sul de Brasília e começaram a discordar sobre algo. Eu não estava lá, então os detalhes podem estar fora por uma palavra ou outra. De qualquer forma, o desacordo rapidamente se transformou em uma discussão, e depois em uma briga de palavrinhas e xingamentos dignos de meninos de 7 a 10 anos de idade. Um dos meninos, (hoje um dos homens mais amadurecidos que conheço), ainda com menos de 5 anos, gritou um argumento final que iria (em sua linha de pensamento) pôr fim em toda aquela bagunça. Sua bravata certamente daria ao seu grupo os louros da vitória: "Duvido você dizer Gertrudes!” Disse ele ainda com grande dificuldade no pronunciar tal palavrão.
Sua linha de pensamento - Havia um anúncio de TV para uma loja de móveis, na época, em que um tipo louco de vendedor anunciava os preços e a economia nas promoções, no final, dizia: “Duvido você dizer Gertrudes!” Que era o nome da loja. Não fazia o menor sentido, mas era engraçado. Na casa da minha prima, enquanto o Tequinho ainda não era Tecone e ainda estava aprendendo a pronunciar palavras de gente grande, "Gertrudes" era especialmente difícil pra ele, e o desafio que ele superou ao ser capaz de pronunciar corretamente se encaixou tão bem quanto qualquer insulto. Então ele prosseguiu e desafiou seus inimigos com uma frase dura.
Ultimamente, tenho escrito bastante sobre crescimento espiritual e maturidade. Ao crescermos, devemos aprender biblicamente como amadurecer a nossa fé e santidade. No entanto, quando aprendemos de outras fontes que não as Escrituras, acabamos aprendendo o que quer que seja e de quem quer que seja, como o garotinho, que aprendeu e formulou seus insultos e argumentos de um comercial de TV. 
Nosso caminho para a maturidade não é um caminho linear nem cronológico. Muitas vezes, somos apenas adultos que se esqueceram de crescer. Muitas vezes somos impotentes e não conseguimos encontrar um papel a desempenhar no reino de Deus. Nossos argumentos e insultos semelhantes a mísseis se tornam tão ineficazes quanto o menininho no parquinho. Deus nos diz que podemos dar passos adiante para nos tornar maduros e prontos em seus caminhos para experimentar a grandeza de seu poder.
A Bíblia distingue claramente entre aqueles que são espiritualmente maduros e imaturos. A Bíblia está cheia de exemplos da imaturidade dos crentes que vieram a Cristo. Paulo e os outros Apóstolos escreveram cartas que compõem, juntamente com o Antigo Testamento, e os evangelhos, o todo da nossa doutrina, e abordam alguns grandes fracassos, falhas e lutas. Seus exemplos guiarão os verdadeiros crentes no crescimento, deixando de ser garotinhos que lutam suas batalhas no parquinho para se tornarem os homens e mulheres que lutam em espírito e verdade.

1. OBEDIÊNCIA - A única forma de ganharmos os argumentos e encontrarmos as marcas da maturidade cristã, e também nos tornarmos exemplos a ser seguidos, é obediência à Palavra de Deus.
Como quando Paulo escreveu aos Coríntios dizendo: “Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" (2Coríntios 3.1-3).
Paulo chega a ponto de dizer "Mas, se nós ou um anjo do céu anunciarmos outro evangelho além daquele que pregamos a vocês, estejam sob a maldição de Deus!" (Gálatas 1.8)
Paulo está literalmente dizendo que, se ele mesmo se desviar da pura mensagem sobre Cristo e seu ensino, pare de ouvi-lo! Claramente, ele desejava transmitir a Mensagem de Cristo em toda a sua pureza, porque é aí que está o poder.
Vemos isso com denominações que estão se afastando dos aspectos centrais do evangelho - por exemplo, aqueles que dizem que não há problema em viver em pecado e não se arrepender. Seus seguidores implodem dentro de apenas alguns anos, porque quando você tira o cerne da Mensagem, cessa de ver o poder do Espírito Santo para mudar corações e vidas, e não há mais nada para ficar por perto.
Paulo nos diz para estabelecer aqueles ensinamentos fundamentais sobre Cristo, e continuar dali para crescer até a maturidade: "Portanto, vamos nos mover além dos ensinamentos elementares sobre Cristo e sermos levados à maturidade, não colocando novamente o fundamento do arrependimento de atos que levem a morte e fé em Deus, instruções sobre ritos de purificação, imposição de mãos, ressurreição dos mortos e julgamento eterno. E, se Deus permitir, nós o faremos” (Hebreus 6.3)

2. AUTOCRÍTICA - Pare de apontar para as outras pessoas e dê uma olhada em si mesmo! Garotinhos sempre apontarão para os fracassos de todos os outros, e nunca verão os próprios erros. Às vezes culpamos os outros pela nossa falta de argumentos. "Eu aposto que você não pode fazer isso ou aquilo!" Ou "Eu fiz isso porque você (ou ele, ou eles) agiram assim!" O caminho para a maturidade começa quando você percebe suas próprias falhas em comparação com a perfeição de Jesus.
Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7.1-5)
Um cristão maduro chega a um ponto onde ele finalmente vê seus próprios pecados e continuamente se concentra em se arrepender na própria vida, e para de tentar ser o cão de guarda do mundo. Ele entende a fraqueza de sua própria carne.
Há momentos para desafiar os outros, para falar a verdade aos outros e ao mundo, mas esses momentos devem ser muito menores e mais distantes entre si quando nos concentramos em nossos próprios corações acima de tudo.
Cristãos maduros são juízes muito mais graciosos dos outros porque essas palavras de Jesus atingiram seus corações e nunca serão os mesmos.

3. AUTOCONTROLE - Você não é o cão de guarda do mundo! Cristãos imaturos não podem deixar de falar suas opiniões sobre tudo e todos ao seu redor que venham a seguir caminhos errados. Eles acham que são a polícia espiritual do mundo.
Tiago, enquanto ensinava a igreja como ser madura, disse: "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo (Tiago 3.2)
Este versículo é tão sóbrio - primeiro, porque Tiago chama como é - todos nós cometemos mais erros do que queremos admitir. Em segundo lugar, a maturidade espiritual vem por ser mais cuidadoso com as palavras que dizemos.
Efésios 4.29. 4.2-3 leva-nos adiante: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”. E “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.
Torpe significa desonesto, vergonhoso. Torpe é relacionado como motivo para várias coisas, como crimes, homicídios, suicídios, e etc. Torpe é algo nojento, indecente, infame e impudico. Um crime torpe é aquele que contém requintes de crueldade, geralmente homicídios com muita violência e/ou agressão. Existe também o crime por motivo fútil, que é aquele motivado por bobagens, besteiras e motivos banais. Torpe também está relacionado com o discurso de algumas pessoas, com as palavras que ela utiliza. Palavras torpes são aquelas cujo significado é sujo, obsceno e que não são utilizadas por pessoas educadas, descentes ou de moral.
Se você deseja amadurecer em sua fé em Cristo, habite nestes versículos. Passe tudo o mais que você faz em sua vida cristã através deles, caminhando com humildade, gentileza e paciência com os outros. Mantenha uma guarda cuidadosa sobre sua boca e seus dizeres.

4. DEPENDÊNCIA - Um dos passos mais importantes da caminhada cristã é a dependência total de Cristo. Dependência em Cristo não apenas para reconhecer que ele pagou o preço da sua salvação, mas entender a razão pela qual ele te escolheu, que é para o convívio na comunhão dos crentes. Não há como dizer que ama ao Senhor se não for capaz de amar a sua noiva, a igreja.
Cristãos maduros não fazem muito de si mesmos e de suas boas obras e progresso. Eles fazem muito de Jesus. Eles acreditam em Jesus quando ele disse:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15.1-15)
Mesmo enquanto os cristãos maduros estão crescendo (não rompendo) em fé e santidade, eles não se tornam mais independentes de cristo ou de seus irmãos em Cristo, tampouco de si mesmos, porque sabem que seu crescimento vem através da permanência em Cristo - dependência de Cristo somente - e obediência ao seu mandamento de amar a Deus e amar os outros. Cristãos maduros não tomam crédito por si mesmos, eles humildemente seguem a Jesus, na comunhão do rebanho de Cristo.

5. FIDELIDADE - Como disse no inicio desse artigo, eu não estava lá no parquinho. Não sei se os coleguinhas do meu primo riram dele ou não. Mas se riram, foram reprováveis no meu caderno. Uma das marcas da maturidade, e um dos passos para alcançar essa maturidade é a fidelidade que demonstramos a Deus e ao nosso próximo. A molecada gospel gosta de expor os seus irmãos ao ridículo, e apontar os erros daqueles a quem mais deveríamos mostrar amor. Fidelidade a Cristo produzirá automaticamente a fidelidade ao próximo, que se chama longanimidade. (Ver também Genesis 9.18-10.32)
A boa notícia é: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. O passo pra se aproximar de Deus é o que Tiago fala em seguida: “Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”. E o segredo do sucesso é: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz (Tiago 4.8-11).
À medida que nos aproximamos de Deus, experimentamos sua bondade, graça e glória em nossas vidas de novas maneiras.
O apóstolo Pedro nos diz:
E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.  (2 Pedro 1.5-11)
As marcas de um crente maduro, não é o desafio de quem é maior, se alguém pode dizer "Gertrudes", ou "União Hipostática", ou "Predestinação", ou "sola isso e sola aquilo" – O estudo da teologia é importantíssimo e vital do conhecimento. São termos e definições que devem ser conhecidos, mas não nos definem se não gerar as marcas de Cristo no nosso coração. SÓ LAMENTO, Tais coisas, que são comuns nos “jardins da infância da vida” ou nos parquinhos de meninos grandes que nunca cresceram. São apenas marcas impressas por Satanás no nosso meio para nos confundir e impedir o nosso crescimento
As marcas reais de um cristão maduro são: fé, bondade, conhecimento de Deus da sua Palavra, autocontrole, perseverança através de dificuldades, piedade (imitação de Cristo), afeição mútua pelos outros crentes e pela Igreja (cristãos maduros ou imaturos e não cristãos também). Fazendo o nosso melhor para amar as pessoas de acordo com 1Coríntios 13.
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas" (2Coríntios 10.3-4). O crente maduro não visa detonar pessoas, não é uma briga de rua, a  nossa batalha não é planejada de acordo com a forma que o mundo luta; estratégias terrenas não são a nossa preocupação. As nossas armas não são físicas, pois a nossa guerra é de natureza espiritual. Ao invés de armas e tanques, as nossas armas são as da "armadura de Deus", que consistem de "a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6.14-17).
Os cristãos maduros não ficam ociosos em sua fé, apontando as deficiências dos outros. Cristãos maduros confiarão e obedecerão ao Senhor, fazendo todos os esforços para desfrutar da comunhão dos crentes, sabendo que há cristãos bebês e cristãos meninos, e todos nós buscamos a maturidade de nosso Senhor enquanto andamos nele. E pra terminar: Duvido você dizer GERTRUDES!

Comentários

Postagens mais visitadas