Consciência Cauterizada



Você já percebeu que a consciência de muitas pessoas não está funcionando? Quase toda semana, um psicopata dispara contra uma escola, um show ou um shopping. Pessoas violentas estão intimidando e atacando outras pessoas nas redes sociais usando as palavras mais odiosas e sujas. A imoralidade sexual é desenfreada, mesmo com aqueles que afirmam ser cristãos. As pessoas não têm mais consciência? Talvez a seguinte história explique o que aconteceu.

Anos atrás, em uma igreja que eu servia, a residência pastoral ficava ao lado da linha dos trilhos de trem. Eu estava dormindo profundamente na primeira noite quando um trem passou rugindo pelo meu quarto, tocando sua buzina. Imediatamente eu pulei da cama com o coração batendo forte, enquanto cobria meus ouvidos para bloquear o barulho. Depois que o trem passou, levei um tempo para voltar a dormir.

Na noite seguinte, aconteceu a mesma coisa. Cobri a cabeça com um travesseiro e voltei a dormir. Cada noite depois disso, eu acordei rapidamente e depois fui dormir rapidamente. Enquanto eu continuava ignorando a buzina do trem, eu finalmente aprendi a dormir a noite toda sem acordar.

Isso explica o que aconteceu com a consciência de muitas pessoas. Deus colocou uma consciência dentro de todos onde as pessoas instintivamente sabem a diferença entre certo e errado. "Sua consciência testemunhando e seus pensamentos acusando alternadamente ou defendendo-os" (Romanos 2:15).

Quando a consciência deles os convence, eles estão fazendo algo errado, eles continuam ignorando o aviso (como eu ignorando a buzina do trem) e eles eventualmente aprendem a não ouvir mais. Suas consciências param de funcionar. A Bíblia chama isso de “consciência cauterizada” (1 Timóteo 4: 2, Efésios 4: 18-19), significando que sua consciência perde a sensibilidade e falha em responder.

Estamos vendo um número crescente de pessoas no mundo com consciências marcadas. É por isso que cometem assassinatos em massa em escolas e restaurantes. É por isso que tantas pessoas “chamam o bem do mal e o bem do mal; quem substitui as trevas por luz e luz por trevas; que substituem o amargo pelo doce e o doce pelo amargo ”(Isaías 5:20). O único remédio é que eles se voltarão para Deus e chegarão ao arrependimento.



---------------------------------------------------------------------------------

lustração original retirada com permissão de capa do livro*


Swindoll's Ultimate Book of Illustrations & Quotes: Over 1,500 Ways to Effectively Drive Home Your MessageHardcover – July 22, 2003

Comentários

Postagens mais visitadas