Como lidar com o orgulho


Cerca de uma década atrás, numa conversa com um dos meus melhores amigos, compartilhando nossos pontos cegos ou fraquezas na caminhada cristã, ele se virou para mim e disse que lutava com orgulho. Eu instantaneamente respondi usando uma frase de Golda Meir (fundadora e Primeira Ministra de Israel): “Não seja tão humilde, você não é tão bom” Jé escrevi sobre isso num artigo anterior (Na minha humilde e Abalizada opinião ).

(http://ataduraseunguento.blogspot.com/2013/10/na-minha-humilde-e-abalizada-opiniao.html)

Em Tiago 4. 6, afirma que “…Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.  Sem humildade, todo o poder de Deus disponível para você através do Espírito Santo é inútil. Por quê? Porque Deus resiste aos orgulhosos. Você não pode operar todas as nove manifestações do Espírito Santo sem ser humilde para com Deus. Se você quer que o poder de Deus opere em sua vida, então você deve ser humilde e manso.

Existem mais de 350 versículos na Bíblia que falam sobre humildade e mansidão. Existem mais de 450 versículos sobre orgulho. Você acha que esses dois assuntos são importantes para Deus? Você pode apostar que são. Como tal, eles devem ser importantes para nós também. Então hoje o assunto é orgulho e humildade. Existem diferentes tipos de orgulho. Existem também alguns equívocos sobre o que exatamente humildade e mansidão são. Então vamos cobrir as definições básicas primeiro:

Orgulho
Satisfação ou prazer em si mesmo ou no sucesso, realizações de outrem.
Uma opinião elevada da própria dignidade, importância, mérito ou superioridade (que pode levar a) auto-estima excessiva; presunção.

Humilde
Não orgulhoso ou arrogante; modesto.
Um sentimento de estar em baixa posição, importância ou dignidade;
Para ser manso
Humildade
A qualidade ou condição de ser humilde;
Ter uma opinião modesta ou estimativa de sua própria importância, classificação, etc.

Mansidão
Gentil, cortês e gentil.

No idioma inglês, a mesma palavra para orgulho é usada para descrever o coletivo de “leões”. Interessante, que os leões são animais verdadeiramente orgulhosos. Mas, deixemos os bichinhos de lado para o momento. Como não somos um grupo de leões, parece que existem dois tipos principais de orgulho que se aplicam a nós. Tenha em mente que o orgulho pode ser uma coisa boa quando é satisfação de você mesmo ou do sucesso e realizações de outra pessoa. Tais como: Ser orgulhoso da sua família, seu negócio e seu país são todas as coisas boas. É bom se orgulhar do seu trabalho quando estiver bem feito.

Mas quando o orgulho vai longe demais e se torna excessivo e arrogante, então isso é um grande problema. Tais como: autoestima excessivamente alta, vaidade; ou uma alta opinião não merecida de sua própria dignidade, importância ou superioridade. Sem entrar em um estudo de palavras profundas no grego, na maioria das vezes que o orgulho aparece na Bíblia, está se referindo ao tipo de orgulho arrogante.

Jesus disse em Mateus 22.40 que toda a lei e os profetas se apegam a esses dois mandamentos:
1) Ame a Deus com todo seu coração, alma, mente e força, e
2) Ame o seu próximo como a si mesmo.

Ambos os mandamentos são impossíveis de obedecer sem um coração de mansidão e humildade para com Deus e para com os outros. A maioria das pessoas equivale a mansidão com fraqueza. Nada poderia estar mais longe da verdade. Submisso não é sinônimo de fraco. O fato é que quanto mais submisso você é, mais poder você tem. Não apenas com Deus, mas também sobre as pessoas e as situações. Vou explicar um pouco mais sobre isso daqui a pouco.

Deus recompensa os mansos e resiste aos orgulhosos. Salmos 37.11 diz: “… os mansos herdarão a terra; e se deleitarão na abundância da paz ”. Tiago 4. 6:“ ... Deus oprime os soberbos, mas dá graça aos humildes ”.

O Salmo 138. 6 diz: "Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe." Ele conhece os orgulhosos como estando longe Dele. Você não pode manter uma atitude de excessivo orgulho arrogante e estar perto de Deus ao mesmo tempo. É impossível.

Cuidado com o orgulho arrogante

Cuidado com o orgulho arrogante em sua vida; em seu próprio coração e nas atitudes dos outros ao seu redor. Proteja-se contra o orgulho. O orgulho é insidioso, cegando todos os que caem em sua armadilha. O orgulho fecha os seus olhos para fluxo do poder de Deus e impede que você se aproxime do Senhor.

O orgulho é egoísta, nunca uma bênção para os outros. O orgulho arrogante ascende falsos brilhos no seu coração e cega os seus olhos para a vontade de Deus. O orgulho arrogante é do diabo e nunca leva à justiça. A raiz do orgulho é uma tentativa subconsciente de atender a uma profunda necessidade emocional que temos por significado. Se não formos cuidadosos, o orgulho nos privará do mecanismo que permite que Deus nos comunique sua sabedoria. A pessoa humilde busca a sabedoria de Deus quando ouve a palavra de Deus e procura submissão e obediência à Deus.

Às vezes nos perguntamos por que não conseguimos
Nos aproximar de Deus e as nossas orações não são ouvidas?

Nós oramos, estudamos, oramos um pouco mais e clamamos a Ele e, no entanto, parece que Deus fala ou responder nossas orações. Muitas vezes a razão disso é porque há orgulho e dureza em nosso coração. Na maioria das vezes, nem ao menos estamos diretamente conscientes disso. Se você perguntar a Deus sobre o orgulho ou qualquer coisa que esteja impedindo a Deus de trabalhar em sua vida, e você está disposto a suportar um pouco de humilhação dolorosa, Ele pode simplesmente se abrir e mostrar a você. Fazer isso exige coragem e, ironicamente, uma certa humildade.

A coisa mais fácil de se fazer em tempos difíceis é permitir que nosso orgulho se agite e comece a lutar por aquilo que acreditamos ser nosso por direito. O orgulho pode nos levar a pensar: "Por que eu teria de suportar essa dificuldade? Eu não mereço isso!" Podemos até começar a orar para que Deus nos dê o que achamos que merecemos. A motivação por trás de uma oração de uma pessoa orgulhosa é fazer sua própria vontade, não a vontade de Deus. Na oração, pedimos a Deus por nossos  pedidos, que geralmente são todos a nosso próprio respeito, para a nossa própria vontade. Se você já foi culpado de fazer isso, com que frequência essas orações foram respondidas?

Às vezes, sabemos que há coisas que não agradam a Deus e ainda nos apegamos a elas. Isso também pode ser uma forma de orgulho. Às vezes você tem de se aproximar de Deus e admitir que você sabe que existem coisas em você que não estão certas, e o que é pior, você não está pronto para mudar ainda. Talvez, ao confessar isso ao Senhor, Ele lhe dê graça e seu coração seja suavizado com o tempo.

A Bíblia é muito consistente no tema
da resistência de Deus contra o orgulho.

Deus é muito diferente do mundo a este respeito, entre muitos outros. O mundo incentiva o orgulho até certo ponto, desde que esteja um pouco coberto - de modo a não ser revelado em toda a sua realidade. Eu não acho que alguém realmente aprecia o orgulho cru dos outros. Isso gera uma espécie de raiva nas pessoas, especialmente em pessoas orgulhosas.

O mundo o encoraja a ser o seu melhor, não tanto porque isso permitirá que você ajude mais pessoas, mas sim, porque então você tem algo para se orgulhar, para que possa se sentir bem consigo mesmo ou ganhar mais dinheiro, ou fama, ou poder. Em seguida, gastar essas vantagens em você mesmo para torná-lo mais feliz.

Uma das motivações mais poderosas hoje é o amor pelos desejos mundanos. 1 João 2. 15-16 adverte: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. ” E quem controla o mundo? O diabo controla o mundo. Ao amar o mundo, ou seja, ao você amar o dinheiro, o poder, as posses materiais e tal, então você ama o diabo.

Esse amor ao mundo é o que leva muitas pessoas a dedicarem suas vidas obsessivamente às suas carreiras, à busca de dinheiro e posses, à fama ou a uma compulsão excessiva pelo autodesenvolvimento. Não me entenda mal, todas essas coisas são boas e úteis com moderação e quando compartilhadas com outras pessoas, mas quando conduzidas pelo orgulho egoísta e arrogante, elas podem destruí-lo.

Outra desvantagem é que, no processo de melhoria, as pessoas tendem a ignorar a Deus. Muitas vezes suas famílias são negligenciadas também. O desejo de morar em casas grandes em bairros caros, dirigir um carro que lhe de maior status ou alcançar algum outro objetivo material egoísta, muitas vezes tem muito mais a ver com o fato de satisfazer o ego pessoal e o orgulho do que qualquer outra coisa.

Mateus pergunta em 16.26: “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” O orgulho arrogante é inadequado e insultuoso a Deus. Qualquer coisa boa que tenhamos veio de Deus. O orgulho nos impede de reconhecer corretamente a verdadeira fonte dessa bondade que desfrutamos. A grandeza que mostramos é como a luz da lua, que não tem luz própria, mas apenas reflete a luz do sol. Deve a lua ser orgulhosa então vangloriar-se da luz que reflete? Não e nós também não devemos ser dessa forma, orgulhosos.

Deixe-me perguntar isso: quando tudo é tudo sobre você, e você tem tudo o que você quer, você é realmente verdadeiramente feliz? Talvez no começo, mas fica velho depois de um tempo. Você começa a se sentir vazio cercado por toda a sua riqueza e posses. Então você fica sozinho. É quando você começa a procurar alguém com quem compartilhar. Talvez seus instintos estejam lhe dizendo onde você deveria ter começado em primeiro lugar.

Em contraste com o orgulho, se nos humilharmos,
Nosso destino será transformado

1 Pedro 5. 5-6 diz “… Todos vocês sejam submissos uns aos outros e sejam revestidos de humildade, porque 'Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Portanto, humilha-vos sob a poderosa mão de Deus, para que vos exalte no devido tempo.

Deus está nos dizendo que nosso trabalho é nos humilharmos e que Seu trabalho é nos exaltar quando for a hora certa. Se tentarmos inverter os papéis e fazer o Seu trabalho, exaltando a nós mesmos, Ele fará o nosso trabalho por nós e nos humilhará. Eu pessoalmente vi isso acontecer muitas vezes na minha vida e na vida de muitas pessoas também. Você já ouviu a expressão: "Quanto maiores eles são, mais eles caem."

As características do orgulho:

A pessoa orgulhosa considera apenas seus próprios interesses egoístas; e geralmente está mais do que disposta a lutar até a morte por esses interesses.
Os orgulhosos só se preocupam com seus planos com pouquíssima consideração sobre Deus ou outras pessoas.
A vida de uma pessoa orgulhosa reside no que eles fizeram, o que estão fazendo e que grandes planos eles têm para o futuro. Eles vivem com cegueira.
O orgulho nos leva a discussões, lutas, guerras e, por fim, nos destrói.
A pessoa orgulhosa é julgada pelos outros. Ele ou ela não hesita em destruir os outros para se autoconstruir.
O orgulho não pode nos dar os resultados duradouros que queremos. Tiago diz no capítulo 4, versículos 1-8
1) “O que causa brigas e brigas entre vocês? Eles não vêm de seus desejos que batalham dentro de você?
2) Você quer algo, mas não entende. Você mata e deseja, mas não pode ter o que quer. Você briga e briga. Você não tem, porque você não pede a Deus como convém.
3) Quando você pede e não recebe, porque você pede com motivos errados, para gastar o que você recebe em seus prazeres.
4) Vocês adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é ódio para com Deus? Qualquer um que escolhe ser amigo do mundo se torna um inimigo de Deus.
5) Ou você acha que as Escrituras dizem sem razão que o espírito que ele causou a viver em nós a inveja intensa?
6) Mas ele nos dá mais graça. É por isso que as Escrituras dizem: “Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Provérbios 3.34)
7) Submeta-se, então, a Deus. Resista ao diabo e ele fugirá de vós.
8) Aproxima-te de Deus e ele se aproximará de ti.

Deus não permitirá que o orgulho e a arrogância governem a longo prazo. Deus não concede a uma pessoa orgulhosa os desejos do seu coração. O julgamento de Deus é contra os orgulhosos que oprimem os outros para conseguir o que querem. Os orgulhosos estão planejando suas vidas sem Deus. Eles se gabam de seus planos para o futuro. Eles não percebem que não é a reverência e o respeito de Deus por sua percepção de incrível grandiosidade que os espera no futuro, mas sim, o julgamento de Deus.

É o orgulho que nos faz cobiçar e invejar e matar e lutar e guerrear. O orgulho é para a vida da carne o que a humildade é para a vida do Espírito. O orgulho arrogante está na base do estilo de vida que desagrada a Deus. O orgulho traz destruição.

Você pode reverter os efeitos prejudiciais
de orgulho com mansidão e humildade

Uma pessoa ou nação contra quem Deus pronunciou julgamento pode encontrar misericórdia se eles se humilharem. Nós olhamos para o rei Acabe no Antigo Testamento como exemplo disso. Sem entrar em detalhes longos, o rei Acabe era muito malvado. Em 1 Reis 21.25 diz, "não havia nenhum semelhante a Acabe, que se vendeu para praticar a iniquidade aos olhos do SENHOR". No entanto, mesmo o perverso rei Acabe, que levou Israel a uma pior idolatria do que qualquer outro rei antes dele, foi-lhe concedida a misericórdia de Deus por se humilhar.

Em 1 Reis 21. 20-24 Deus acaba de condenar Acabe pela boca do profeta Elias. Grande destruição estava prestes a cair sobre Acabe e todo o Israel. Deus disse e continua a dizer:
27) “Quando Acabe ouviu estas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de saco e jejuou. Deitou-se de saco e andou mansamente.
28) Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tésbita,
29) Você já notou como Acabe se humilhou diante de mim? Porque ele se humilhou, eu não trarei este desastre em seu dia ”.

Vemos que a humildade de Acabe moveu o coração de Deus para a compaixão. E isso moverá o coração de Deus para você também quando você também se humilhar, não importa quem você seja ou que quantidade de mal você acha que fez!

As características da humildade:

Muitas pessoas têm a idéia errada sobre Deus, a Bíblia e a humildade, ou serem humildes. Eles acham que ser humilde significa rastejar na frente dos outros ou pensar que não somos bons. Não é isso que a Bíblia diz. Deus diz que quando você é humilde, você está livre de orgulho e arrogância. O significado de humildade e mansidão na Bíblia é amar os outros e estar em uma posição de poder, não sendo um fraco!

Você pode desarmar argumentos pessoais quando você é humilde.
Você é capaz de ser um pacificador mediando argumentos de outras pessoas.
Humildade divina é estar confortável com quem você é no Senhor e, portanto, colocar os outros em primeiro lugar em todos os sentidos.
Você não precisa se defender de maneira irada. E você não precisa vencer todos os argumentos. “Uma resposta gentil desvia a ira, mas uma palavra dura desperta ira.” Provérbios 15.1
Você é capaz de andar humildemente, no poder do Espírito Santo de Deus, em vez de seu próprio poder pessoal limitado.
Na Bíblia, vemos que Jesus nos deu um bom exemplo de humildade em ação. Embora ele fosse humilde, ele também era forte. E há momentos em que precisamos tomar ações fortes. Aqui está um exemplo: Embora Jesus fosse manso de espírito, ele derrubou agressivamente as mesas dos cambistas e os expulsou do templo (Mateus 21.12 e Marcos 11. 15-16).

Você pode lidar com tratamento injusto de forma pacífica quando você é humilde.
Você pode responder ao tratamento injusto sem ser vencido pela amargura.
Quando você é manso, não sente necessidade de vingança.
Efésios 4. 31-32 diz: “Livrem-se de toda a amargura, raiva e raiva, brigas e calúnias, juntamente com toda forma de malícia. Sejam gentis e compassivos uns com os outros, perdoando uns aos outros, assim como em Cristo Deus te perdoou.

Você não tem que colocar uma "frente falsa" quando você é humilde.
Quando você entende Deus e humildade, você não precisa agir como o “bonzão”. Quanto mais forte você é em espírito, menos você tem de provar.
Quando você é humilde, você pode responder e aprender com as críticas sem ser defensivo, seja a crítica merecida ou não. Da mesma forma, você pode estar ciente de seus fracassos sem ser emocionalmente devastado.
Você pode manter uma boa atitude quando você é humilde.
Você pode pedir perdão quando você é humilde.
Embora devamos definitivamente evitar o orgulho excessivo, a humildade divina não significa que devamos fingir que não estamos cientes dos dons que Deus nos deu ou ignorar o poder e a autoridade que Ele nos concedeu. Procure o equilíbrio.

Aproveite o poder da mansidão

Uma abordagem honesta e humilde da vida geralmente leva a mais sucesso do que uma abordagem agressiva arrogante. Quando você é humilde, é mais provável que você tenha mais influência sobre os outros do que quando se fortifica. Mesmo que as coisas não funcionem do jeito que você quer, você ainda tem a alegria e o prazer de saber que agiu de maneira piedosa; e isso faz de você um vencedor no final.

NO FIM DAS CONTAS

A pessoa orgulhosa quer que sua vontade seja feita. A pessoa humilde quer que a vontade de Deus seja feita. O orgulho traz destruição; mansidão gera poder. Não podemos fazer a vontade de Deus sem sermos humildes e devemos ser humildes para fazer a vontade de Deus.

A vontade de Deus para nós é condensada nestes dois mandamentos de Jesus Cristo:
1) Ame a Deus com todo seu coração, alma, mente e força, e
2) Ame o seu próximo como a si mesmo.

Deus nos deu o dom do Espírito Santo com todas as nove manifestações como ferramentas especializadas de que precisamos para realizar Sua vontade para nós como fiéis obreiros da Palavra de Deus. Ao fazer isso, ganhamos o fruto do espírito como nossa recompensa terrena. Nossa recompensa celestial é ainda maior, mas ainda invisível.

O orgulho nos faz perder de vista essas ferramentas. O orgulho leva todo o poder embora. A parte insidiosa do orgulho é que nos impede de ver que, em vez de ganhar, estamos realmente perdendo.

Humildade é a chave para a caixa de ferramentas. O ato de sermos humildes para com Deus e para com os outros abre essa caixa e nos capacita a usar essas ferramentas para atos surpreendentes e milagrosos de justiça e bênçãos. O poder de Deus para viver bem é dado àqueles que se humilham à sua vista.

Comentários

Postagens mais visitadas